Regnum Christi promove ENAP

Regnum Christi promove ENAP

1

O Movimento Regnum Christi reuniu entre os dias 4 e 7 de setembro, no Colégio Dante Alighieri em São Paulo, cerca de 200 jovens líderes de seus apostolados na primeira edição do Encontro Nacional de Apostolados (ENAP ).

Os participantes eram representantes do Sonhar Acordado, Juventude Missionária e Ecyd, além dos padres e consagradas, vindos das diversas partes do país, além de duas participantes argentinas, ao longo do encontro tiveram a oportunidade de trocar experiências vividas em suas localidades, participar de workshops relacionados a temas que vivem diariamente no apostolado, palestras e momentos de integração.

Além de tratarem de temas práticos, participaram de um bate papo sobre o que de fato significa ser apóstolo, onde alguns membros do Movimento Regnum Christi deram seu testemunho de vida e apostolado.

Filipe Domiano, membro de São Paulo que estava na organização do evento destacou a importância dos encontros e trocas entre os membros. “ Um dos nossos maiores esforços neste ENAP foi o de proporcionar encontros entre as diferentes cidades, entre palestrantes e público, entre os hóspedes e os que os hospedavam, entre os diferentes apostolados e projetos, e também entre cada pessoa e a sua própria espiritualidade. São nesses encontros que toda mágica acontece. E pelo que ouvi durante esses dias incríveis, parece que deu certo! Muitas sementes foram plantadas por aqui e muitas foram espalhadas por todo país, agora temos que trabalhar pra que elas rendam os melhores frutos”, disse.

Ao passar dos dias era notório o clima de família que predominava nas locações do Colégio e também no Centro Missão do Movimento, que serviu de sede para boas vindas e despedida daqueles que participaram do Encontro.

Outro momento marcante do ENAP foi o Encontro de Colaboradores (jovens do Regnum Christi que oferecem um ou mais anos de sua vida para trabalhar a tempo completo ao serviço da Igreja por meio dos apostolados que o Movimento desenvolve), diversas gerações se encontraram para relembrar o ano de colaboração e os atuais candidatos partilharam com os demais as motivações que os impulsionam para esse desejo.

Um dos organizadores desse momento e ex-colaborador, Cristoffer Valverde, da cidade de Valinhos, relembrou os bons momentos vividos durante sua colaboração. “Foi um momento único, onde todas as gerações de colaboradores se encontraram. Jogamos a “sementinha” sobre o amor e a generosidade nas pessoas que estavam ali presentes e também relembrar, com o vídeo que apresentamos, o dia a dia de colaboração. Espero que esses momentos se repitam cada vez mais pois ali vemos de forma concreta a força da juventude tão mencionada pelo nosso Papa”, ressaltou.

De acordo com o balanço feito pelos participantes, o encontro foi um grande motivador para aqueles que participaram dando novo ânimo a cada apostolado, seja nas missões, nos clubes do Ecyd ou nas atividades do Sonhar Acordado, vivendo, assim, o pedido do Papa Francisco, “Tenham a coragem de ir contra a corrente. Tenham a coragem de ser felizes”.

ENAP

Mesmo sendo tão recente a última edição, os futuros organizadores, membros de Curitiba já estão empolgados com o próximo Encontro. “Cristo escolheu cada um de nós para ensinar e iniciar a fé na vida de crianças e adolescentes, levar o nome Dele a todas as nações, formar e comprometer jovens líderes para transmitirem valores cristãos aos mais necessitados e assim mudar o mundo. Vivenciar e compartilhar experiências ao longo de quatro dias com apóstolos de todo Brasil, em um ambiente de família, faz o coração crescer e aumenta o ímpeto de que cada dia mais jovens se tornem transformadores e vivam de forma autêntica, como tanto relembramos durante esse feriado. E agora, vem o ENAP 2016, já esperamos todos em Curitiba. Que no próximo Encontro Nacional tenham grandes histórias para contar sobre a consolidação e crescimento em todos os apostolados”, espera Jonathan Martinichen, diretor do Sonhar Acordado Curitiba.

 Por Hugo Teixeira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email