Regional Nordeste 5 realiza Seminário “Doutrina Social da Igreja e as Juventudes”

Regional Nordeste 5 realiza Seminário “Doutrina Social da Igreja e as Juventudes”

O Seminário “Doutrina Social da Igreja e as Juventudes: Economia de Francisco e Clara, Laudato Sí, Política e Querida Amazônia” reuniu as doze dioceses do Regional Nordeste 5 da CNBB no Maranhão. O encontro aconteceu na cidade de Caxias (MA) entre os dias 21 e 23 de janeiro.

Com encontro contou com a assessoria dos bispos: Dom Vilsom Basso, SCJ – bispo de Imperatriz e referencial da juventude no regional; Dom Valdeci Mendes – bispo de Brejo e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Dom Sebastião Duarte, bispo de Caxias e Presidente da Comissão Especial para Mineração e Ecologia (bispos sinodais do Sínodo da Juventude e Sínodo da Amazônia), e teve também a presença de Eduardo Brasileiro da ABEFC, Igor Bastos do Movimento Católico Global pelo Clima, do Coletivo Nós (mandato de vereadores) de São Luís e de Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB – bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, participante do Sínodo da Amazônia e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

“Queremos de verdade com este seminário fazer com que o caminho das juventudes do Maranhão continue no empenho pela vida, pela defesa da vida e a construção de uma sociedade cada vez melhor para todos e para todas”, exortou Dom Vilsom.

Padre James Oliveira, SDS, assessor religioso da Pastoral Juvenil do regional, lembrou que com a pretensão de conscientizar cada vez mais as nossas juventudes do seu papel de protagonismo na sociedade, no mundo atual, como nos pede o papa Francisco, o nosso seminário abordou de modo direto quatro eixos importantes da doutrina social e do magistério do papa Francisco: a questão da economia, a questão da ecologia, da política e da eclesiologia. “Com isso, esperamos animar os nossos jovens e os nossos assessores para que ao regressar às suas dioceses eles possam repassar, multiplicar estas ideias com os demais jovens, e assim criaremos uma rede em todo o nosso Maranhão de conscientização”, afirmou. o que em síntese é o compromisso assumido pelos assessores e lideranças juvenis que estiveram em Caxias”, disse.

O seminário reuniu um número significativo de pessoas, ao todo 120 delegados diocesanos. A vacinação com dose única ou em duas aplicações foram exigidas, assim como todos passaram pelo processo de testagem na chegada ao Centro de Treinamento São João Paulo II.

Por Fábio José,  Secretário da Pastoral Juvenil do Regional NE 5 da CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email