Regional Leste 2 promove encontro de formação e articulação do setor juventude

Regional Leste 2 promove encontro de formação e articulação do setor juventude

Jovens reunidos no encontro de formação e articulação do Setor Juventude

Jovens reunidos no encontro de formação e articulação do Setor Juventude

Com o objetivo de discutir e partilhar as realidades dos Setores de Juventude, sacerdotes, religiosos e líderes juvenis se reuniram para o 1º Encontro Regional de Setores (Arqui)diocesanos das Juventudes do Serviço Regional de Evangelização da Juventude do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). O evento foi realizado no último fim de semana, no Recanto Calasanz, em Betim (MG). Com momentos de partilha, oração, dinâmica e formação, o encontro contou com a presença de mais 50 participantes, incluindo Dom Cláudio Nóri Sturm, bispo referencial da juventude no regional.

O evento foi o primeiro, neste formato, realizado pelo regional. Para o padre Enivaldo Oliveira, assessor do SREJ, o resultado foi muito positivo. “Foi o primeiro contato com as lideranças jovens que coordena os atores diocesanos de juventude. Isso nos ajuda a conhecer melhor as realidades das dioceses participantes e pensar estratégias de atuação e assessoria. Fico contente com a participação e, ao mesmo tempo, esperançoso com a possibilidade de estruturação dos setores de juventudes para melhor atender e acompanhar a evangelização das juventudes, que é o nosso último objetivo”, afirmou o sacerdote.

Além da formação, o encontro marcou também o início dos trabalhos do “G12”, um grupo formado por representes do regional para incentivar e articular o trabalho juvenil nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O G12 é formado por Dom Claudio, três padres e oito jovens representando todas as províncias do leste II. O grupo já tem a missão de formar os setores juventude que ainda não estão articulados, organizar o Rota 300, evento em alusão aos 300 anos da Mãe Aparecida, e cuidar da Missão que acontecerá em Minas Gerais.

Segundo o padre Rafael Garcia, que compõe o grupo de organização, o evento foi um grande passo para o fortalecimento e unidade do regional. “A missão agora é trazer para os próximos encontros as outras dioceses, que não compareceram, para que assim estejamos mais próximos, em comunhão”, explicou o sacerdote.

Após as trocas de experiência, os líderes puderam levar para casa grandes ideias e projetos para serem trabalhados em suas Dioceses. “Em São João Del-Rei, graças a Deus, a Dom Célio e aos nossos jovens, o Setor Juventude tem uma caminhada bonita e bem articulada, mas é sempre bom essa troca de experiência. Isso é o que mais me encanta nesses encontros. Ganhamos força e novas ideias para o trabalho na Diocese”, destacou Lucas Lara, coordenador jovem do Setor Juventude e representante da província de Juiz de Fora no G12.

O evento abordou também a importância da comunicação no processo de evangelização da juventude e contou com a presença do jornalista Flávio Campos, da equipe “Jovens Conectados”, para a formação.

Por Lucas Silveira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email