RDJ: participantes refletem sobre eixos do Projeto Ao Seu Lado

RDJ: participantes refletem sobre eixos do Projeto Ao Seu Lado

O primeiro dia do XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (RDJ) contou com momentos de partilha e reflexão sobre os eixos do Projeto Ao Seu Lado na tarde desta quinta-feira, 07 de setembro, no Auditório Pe. Noé Sotillo, no subsolo da Basílica Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
Frei André Tavares conduziu uma reflexão sobre o tema “O esporte, o lúdico, a cultura”, no eixo “Vocação e Missão”, mostrando como trabalhar estes aspectos nas realidades juvenis da Igreja. A partir da espiritualidade de Santo Tomas de Aquino, sobre as virtudes Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, o religioso partilhou as definições de cada uma dando exemplos de como os esportes podem ajudar a trabalhá-las na espiritualidade e no desenvolvimento humano das juventudes.
“Quanto mais nós trabalhamos o desenvolvimento humano, mais preparados nós estamos para a graça. Mais refinada a natureza humana, mais fortemente a graça de Deus pode agir”, partilhou.
Além disso, foi realizada uma Mesa Redonda sobre Comunicação. Layla Kamila, dos Jovens Conectados, fez uma retrospectiva sobre a missão da Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude (CEPJ) da CNBB, apresentando a importância das novas linguagens para atingir as novas gerações. Além disso, Pe. Toninho, assessor da CEPJ, falou sobre o novo impulso na plataforma de Educação à Distância (EAD) dos Jovens Conectados. Por fim, Pe. Jorge Boran, do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ), a partir do eixo “Formação” do Projeto Ao Seu Lado, apresentou um resumo das ações de capacitação de lideranças juvenis por todo os país.
Ao longo da tarde, os mais de 400 participantes do Encontro tiveram a oportunidade de conversar em pequenos grupos sobre os temas apresentados e fazer questionamentos e partilhas em plenário, promovendo ricos momentos de troca de experiências.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email