Segundo dados do relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o programa Voluntários das Nações Unidas (VNU), mais de 140 milhões de pessoas exercem no mundo algum tipo de trabalho voluntário.
De acordo com Anika Gärtner, coordenadora nacional do VNU, voluntário é aquela “pessoa que ajuda, com conhecimento específico, sem esperar nada em troca”. E que depois, segundo ela, percebe que também sai ganhando nesse processo. “É uma troca, uma ajuda. Você doa seu tempo e conhecimento e recebe muito em troca”, disse ela.
O trabalho dos voluntários para a JMJ Rio2013 começou a dar um ‘rosto’ à Jornada no Rio com a presença dos jovens em diversos eventos. Cerca de 150 deles puderam ser vistos nos cinco dias da Feira da Providência, realizada no Riocentro, abraçando, literalmente, o serviço de dar a conhecer um pouco do que é a Jornada.
Uma das chamadas destacadas no blog dos voluntários diz bem ao que eles vieram: “Que possamos juntos servir bem a Deus e aos peregrinos!!!” (voluntariosjmjrio2013.blogspot.com).
Para viabilizar todo esse serviço de voluntariado, que perpassa os diversos setores de preparação e a realização efetiva da própria JMJ é preciso divulgar cada vez mais o Setor de Voluntários. O trabalho de animação para se engajar neste grande evento sonhado por Deus para o Rio de Janeiro deve partir, em especial, dos próprios jovens. Na segunda quinzena de dezembro as inscrições poderão ser feitas através do site oficial da Jornada:www.rio2013.com.
Comunicação JMJ Rio2013
Com Agência Brasil