Que o jovem leve Cristo a outros a exemplo da Virgem Maria, ressalta Dom Villar

Que o jovem leve Cristo a outros a exemplo da Virgem Maria, ressalta Dom Villar

A missa encerrou o segundo dia do Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. Presidida pelo bispo de Sao São Luís de Cárceres (MT) e referencial para juventude no Regional do Oeste 2 da CNBB, dom Antônio Villar, a celebração desta quinta-feira, 12, aconteceu no Santuário Dom Bosco de Brasília (DF).Em sua homilia, o bispo destacou a liturgia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Dom Villar ressaltou, com base no Evangelho, que Maria não conteve para si a experiência com Deus, mas foi ao encontro de Isabel. “Como Maria, que o jovem leve Cristo a outro. Jovem evangelizando jovem”, ressaltou ao destacar também São João Bosco que teve em Nossa Senhora o exemplo de educadora e mestra para o trabalho com os jovens.

Ainda nesta quinta, os participantes do encontro foram divididos em 16 grupos, de diferentes expressões, com o objetivo de responder à seguinte questão: “A partir da realidade juvenil, quais os principais desafios que a Igreja precisa enfrentar para a evangelização da juventude no Brasil?”. A síntese das respostas servirá para a elaboração das pistas de ação que serão apresentadas no último dia do evento. A partir disso, as expressões juvenis poderão colocar em prática as pistas em seus projetos de evangelização.

O Bispo de Caruaru (PE) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), dom Bernadino Marchió, iniciou o dia com a palestra “O Kairós a favor da juventude”, na qual abordou os eventos que impactaram a evangelização de juventude nos últimos dois anos: peregrinação pelo país dos símbolos da JMJ, CF 2013, JMJ Rio2013, Semana Missionária, manifestações populares e aprovação do Estatuto da Juventude, sancionado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 5 de agosto.

Em seguida, foi a vez do assessor nacional do Ministério Jovem da RCC, padre Alex Cordeiro apresentar o contexto juvenil na atualidade, a partir de diferentes aspectos (antropológico, cultural, social, psicológico, religiosos etc). Na parte da tarde, jovens de diferentes expressões e uma jovem não católica integraram uma mesa de debates sobre a relação Igreja e juventude.

Já nesta sexta, 13, os representantes das expressões de todo Brasil continuam as reflexões sobre a evangelização e documentos da Igreja com enfoque na juventude. O bispo Auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da CEPJ, dom Eduardo Pinheiro; o bispo de Bom Jesus da Lapa (BA) e referencial da Juventude no Regional Nordeste 3, dom José Walmor César Teixeira; e Padre Jorge Boran,  do Centro Cultural Missionário, serão os palestrantes do dia.

Além dos trabalhos em grupos, os representantes também participarão do lançamento do livro “Civilização do amor: projeto e missão”. A obra é uma iniciativa do Celam para os jovens e agora editado em português.

Confira fotos do Encontro no nosso Flickr.

Por Gracielle Reis

___________

Leia mais:

Jovens de diferentes expressões debatem relação Igreja e juventude

Começa o encontro de revitalização 

Jovens Conectados lança cadastro nacional de grupo de jovens

Disponíveis os materiais para Encontro de Revitalização

___________

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email