Projeto de evangelização das juventudes “Ao Seu Lado” chega a sua 2ª edição

Projeto de evangelização das juventudes “Ao Seu Lado” chega a sua 2ª edição

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEPJ-CNBB), por meio da Pastoral Juvenil, disponibilizou para download a 2ª edição do plano trienal da Pastoral Juvenil, preparado para o período de 2023 a 2025. Com o título “AO SEU LADO”, o projeto tem como inspiração a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).

 

No ano de 2022 foi aprovado o Projeto ao Seu Lado e foram impressos 5 mil livretos, na oportunidade foi realizado encontros nos 19 regionais da CNBB para acolher os 4 eixos: “Formação’, “Vocação e missão”, “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “Cidadania: casa comum e dignidade humana”.  Em maio de 2023, a nova composição da Comissão Episcopal para a Juventude assumiu a missão de acompanhar a missão da Pastoral Juvenil no Brasil, estando na presidência Dom Vilsom Basso, acompanhado dos membros, Dom Antônio Fontinele, Dom Darley, Pe. Antônio Gomes e Padre Toninho. Surgiu então a oportunidade  reimprimir o Projeto “ao seu lado” para que mais pessoas tenham acesso a este documento tão importante.

A 2ª edição

O projeto “ao seu lado” irá continuar acolhendo e aprofundando as 8 linhas de ação do Doc. 85 da CNBB, as luzes do Documento Final do Sínodo dos Jovens de 2018, as orientações da Chistus Vivit para uma Nova Pastoral Juvenil. E você pode estar se perguntando: o que mudou? Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão para a Juventude explica:

“Viveremos tudo isso na esperança de que, com o tema Prioritário da Assembleia Geral da CNBB de 2024: ‘Desafios e esperanças na evangelização das juventudes no Brasil’, a Igreja no Brasil torne realidade o número 119 do Documento Final do Sínodos dos Jovens, investindo tempo, recursos e pessoas na evangelização das juventudes. Anima-nos também o Ano Santo e Jubileu dos Jovens a ser vivenciado em Roma e em todas as dioceses, paróquias e comunidades do Brasil”, afirmou Dom Vilsom.

A nova edição conta também com a inserção de dois novos temas: O Grupo de trabalho sobre Gamificação e Evangelização das Juventudes, que tem como objetivo  pensar e desenvolver elementos de jogos nas atividades de evangelização e educação, assim como o Projeto Cuidar da Vida, com a formação de multiplicadores em todo país para trabalhar a prevenção ao suicídio no meio juvenil, quer ser sinal de vida no mundo juvenil.

“Todas as ações não geram modificações, mas sim um nutrir de uma esperança: caminhar juntos, em comunhão e missão, vivendo e testemunhando a amizade social com todas as expressões juvenis de nossa Igreja”, completou Dom Vilsom Basso.

O plano de ação

A partir da 2ª edição do plano nacional, as expressões são exortadas a contemplá-lo em sua realidade. O plano é propositivo a partir de ações e formas de fazer acontecer a ação evangelizadora entre os jovens.

“O plano é um instrumento de unidade, ajudando todos a terem uma linha mestra e uma coesão a nível nacional sem desrespeitar aquilo que é próprio de cada expressão juvenil, mas também com o cuidado de que todas as dimensões do que chamamos de formação integral sejam trabalhadas. Cada expressão ao seu modo e tempo podem contemplar todos os eixos das propostas do novo plano”, explica Pe. Antônio Gomes, assessor da Pastoral Juvenil CNBB.

Para baixar o documento completo, de forma gratuita, clique aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email