Primeiros estrangeiros falam sobre expectativas de acolhida em Juiz de Fora

Primeiros estrangeiros falam sobre expectativas de acolhida em Juiz de Fora

A Arquidiocese de Juiz de Fora recebeu na noite dessa segunda-feira, 09, os primeiros peregrinos estrangeiros para a Semana Missionária. Dezoito holandeses foram recebidos na matriz da Paróquia Santa Cruz (Praça Artur Bernardes, s/n, Vale dos Bandeirantes). Alguns ficaram hospedados no salão da igreja e outros em casas de paroquianos.

A católica, Maria Lúcia Mariano, recebeu dois holandeses, Erick de Uries (28) e Wim Graas (22). Apesar de não falar holandês, muito menos inglês (idioma também falado pelos dois holandeses), ela garante que a língua não foi obstáculo. Para ela, acolher um peregrino é seguir o que manda Jesus Cristo.

Para o holandês, Erick, que participa pela primeira vez da JMJ, é uma grande oportunidade de estar com os brasileiros. Ele espera conhecer muitos jovens, compartilhar a fé e participar da catequese. “Pelo pouco que vi e percebi são pessoas muito agradáveis e hospitaleiras. Muito legal estar com pessoas que compartilham da mesma fé”. Já Wim espera conhecer a cultura da cidade e como os juizforanos vivem. “Pela terceira vez na JMJ, acredito que o evento é a melhor forma de mostrar quão grande é nossa religião”. Ele afirma que na Holanda não convive com muitos jovens católicos e o evento é uma forma de crescer no catolicismo. A língua diferente promete ser rompida com gestos fraternos e o auxílio de um pequeno dicionário que eles consultam quando querem se comunicar.

As irmãs Stephanie Lemmens (23) e Machteld Lemmens (21) ficaram hospedadas na casa da paroquiana Maria Helena Dionísio. Stephanie  está animada em conhecer a Fazenda da Esperança e todo o trabalho de recuperação dos dependentes químicos desenvolvido na instituição.  Apesar de já ter participado de outras três Jornadas, ela afirma que o povo faz de cada evento um momento singular. Para Stephanie estar com outros católicos, poder compartilhar, pensar e estudar a fé é super importante. Machteld afirma que elas não trazem expectativas para a SMJF e esperam que o evento as complete como pessoa de fé. “Encontrar pessoas que crêem em um mesmo Deus é super importante para mim.”

Outra paroquiana que recebeu uma moça, Therese Tran (27), em sua casa foi Maria das Graças Canuto Martins. Para ela receber uma peregrina é muito bom, ”Me sinto muito feliz, eu também já fui acolhida em um encontro que fui. Desde o início a língua não me preocupou, eu sabia que a gente ia se entender. Para mim está sendo muito bom, pois é a primeira vez que recebo uma jovem peregrina na minha casa”.

Therese, que participa pela quarta vez de uma JMJ, também afirma não trazer muitas expectativas, pois prefere “deixar que o evento a surpreenda”. Ele afirma que a forma através da qual os brasileiros vivem sua fé é um exemplo para os holandeses.

Semana Missionária
Na quarta-feira, 17, das 8h às 11h, a programação fica por conta do padre francês, com catequese, momento orante, celebração eucarística e lanche.  Depois do almoço, os peregrinos irão conhecer a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) e logo em seguida passarão na Igreja São Geraldo para conhecer um pouco da história do templo e do santo. Às 19h30, haverá terço missionário em São Geraldo.

Na quinta-feira, 18, o dia também é por conta do padre francês. À tarde, das 14h às 17h,os peregrinos irão conhecer a Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Já à noite, das 19h30 às 22h, haverá Vigília Eucarística da Juventude.

Na sexta-feira, 19, os peregrinos irão conhecer os Arautos do Evangelho, das 14h às 17h. Às 19h30 haverá Via-Sacra Jovem na Praça Antônio Carlos. No sábado, 20, haverá um passeio proposto pela organização da Semana Missionária pelos pontos turísticos da cidade. Das 14h às 22h, tem concentração jovem na Praça Antônio Carlos. O encerramento será no domingo, 21, com missa às 19h, na Paróquia de Santa Luzia. Após a missa será vendida canjiquinha, por R$ 5.

Por: Arquidiocese de Juiz de Fora

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email