PJMP lança subsídio do Dia Nacional da Ecopolítica 2019

PJMP lança subsídio do Dia Nacional da Ecopolítica 2019

 Hoje, dia 22 de março, a Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP celebra pela primeira vez o Dia Nacional da Ecopolítica da PJMP. Para a ocasião, a pastoral está lançando um subsídio que servirá como um instrumento orientador para os grupos de jovens realizarem em suas comunidades paroquiais atividades de mobilização, conscientização e reflexão sobre as questões ambientais. Além de propor ações e gestos concretos que anunciem o alvorecer de uma sociedade do Bem Viver e/ou denunciem as mazelas sociais que degradam a nossa natureza. Clique aqui e faça o download do material.

Em 2018, aconteceram duas grandes atividades da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP: o 5º Congresso Nacional e a XVII Assembleia Nacional. Em seu 5º Congresso, realizado em Goiás, a temática central foi “Águas e Profecias: Luzes no Meio Popular Gerando Vidas”. Já durante a XVII Assembleia Nacional, os jovens trabalharam numa construção coletiva o nosso Plano Político Pastoral Missionário, onde foi trabalhado o Eixo Ecopolítica.

Dentro desse eixo, surgiram propostas para direcionar a PJMP na luta e defesa nas questões ambientais. Uma dessas propostas foi a criação de um Dia de Ecopolítica da PJMP, onde os grupos de  jovens desenvolveriam reflexões e ações sobre a temática Ecopolítica. A data aprovada na assembleia foi o dia 22 de março, pois, nessa data, também se celebra o Dia Mundial da Água.

As ações da pastoral têm como inspiração o Papa Francisco, sempre atento às causas ambientais, e que presenteou não só a Igreja mas toda a sociedade com a Carta Encíclica Laudato Sì’ (Louvado Sejas), um verdadeiro tratado de paz com a nossa Casa Comum. Outro aspecto importante é que estamos em meio às reflexões e debates sobre o Sínodo para a Amazônia, que acontecerá entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, em seu projeto trienal 2018-2020, intitulado Projeto Ide, traz dentro dos seus 5 eixos pastorais, a temática Ecologia. Buscando dar continuidade ao Projeto Rota 300 (projeto protagonizado pelas juventudes em comemoração aos 300 anos de devoção à Nossa Senhora Aparecida) e acolhendo os supramencionados Sínodo dos Bispos e o estudo da Carta Encíclica Laudato Sì’. Assim, a Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP deseja aos grupos de jovens que busquem incansavelmente a defesa e o cuidado com a nossa Casa Comum.

por Secretaria Nacional da  Pastoral da Juventude do Meio Popular

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email