PJMP faz orientações aos jovens sobre a proteção contra o COVID-19

PJMP faz orientações aos jovens sobre a proteção contra o COVID-19

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Lucas 10, 33-34.

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com o Papa Francisco vem nesse período quaresmal alertar sobre as grandes problemáticas causadas pela nova Pandemia e, propor orientações para que os grupos de jovens, coordenações paroquiais, diocesanas, estaduais e regionais possam adotar para diminuir a proliferação do COVID-19.

Durante esses últimos dias a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto como Pandemia, elevando o alerta mundial para tal situação. O novo vírus rapidamente alastrou-se por todas as partes do mundo, causando mortes ainda difíceis de mensurar. O quadro mundial ainda é muito complexo, alguns países precisaram tomar medidas drásticas para conter o avanço do coronavírus em seu território.

No dia 13 de março, o Papa Francisco pediu à Igreja que se una aos doentes, às famílias, que sofrem esta pandemia. E aos pastores que acompanhem e confortem o povo nesse difícil momento.

A CNBB emitiu no dia 14 de março a mensagem: “Tempos de Esperança e Solidariedade”. Nela a presidência da CNBB pede prudência e observâncias para as orientações dos especialistas de saúde e autoridades competentes, confira aqui.

Seguindo o pedido do Papa Francisco e das orientações dadas pela CNBB, a PJMP pede e orienta aos grupos de jovens, coordenações paroquiais, diocesanas, estatuais e regionais que:

1- Evitem encontros, reuniões, assembleias, retiros e seminários durante esse período;

2- Durante a Semana Santa, evitem a realização de Vias-Sacras e encenações da Paixão de Cristo, bem como seus respectivos ensaios;

3- Procurem seguir as orientações dadas pelos bispos das suas respectivas arquidioceses e dioceses;

4- Respeitem as orientações dadas pelas secretárias municipais e estaduais de saúde;

5- Conscientizem os demais jovens e a população de sua comunidade para as orientações gerais dadas para conter o avanço do vírus. Eis algumas delas:

a) Evitar aglomerações e ambientes fechados;

b) Facilitar a circulação de ar dos ambientes domésticos e religiosos;

c) Realizar a higienização em casa, no trabalho e na igreja;

d) Procurem higienizar sempre as mãos com água e sabão, lavando-as da melhor forma possível e\ou utilizando Álcool em Gel;

e) Evitar contados físicos durante esse período;

f) Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

g) Proteger com lenço descartável a boca e o nariz ao tossir ou respirar;

h) Evitar tocar no nariz ou boca, após o contato com as superfícies;

i) Procurar ficar de repouso, ter uma alimentação saudável e balanceada e ingestão de líquidos;

j) Realizar atividades físicas em ambientes abertos e bem arejados em horários com pouca circulação pessoas;

k) Procurar as unidades de saúde apenas em caso de emergência ou para situações sem possibilidade de adiar (medicação de uso contínuo, tratamento médico, etc).

Por fim, queremos que durante essa Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade possamos cuidar uns dos outros e ajudar a reverter essa situação.

AMÉM, AXÉ, AWERÊ, ALELUIA!!!!

Olinda –PE. 17 de março de 2020.

Secretaria Nacional da PJMP – SNPJMP

Coordenação Nacional da PJMP – CNPJMP

Comissão Nacional de Assessores da PJMP – CNAPJMP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email