PJMP do Brasil comemora seus 43 anos com uma programação especial.

PJMP do Brasil comemora seus 43 anos com uma programação especial.

A Pastoral da Juventude do Meio Popular estará completando, no próximo dia 09 de julho, 43 anos de luta, de reza comprometida com as causas do povo, com as diferentes realidades de jovens do Brasil. O DNO – Dia Nacional de Oração é um momento de partilha, comunhão, oração e reflexão, para que a juventude possa celebrar, festejar e comemorar o aniversário de sua pastoral.

Pensando nesse momento tão importante para a história da PJMP, uma pré-programação foi construída no intuito de animar, comemorar e incentivar a celebração de aniversário. Segundo o Secretário Nacional da PJMP, Filipe Xavier, a pré-programação contempla quatro momentos. O primeiro deles foi realizado no dia 30 de maio, na atividade denominada: “Plenária Geral – Pacto pela Vida e pelo Brasil”, com a presença dos aliados/a: Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Sônia Gomes, Presidenta Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Dom Giovane, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO). A Plenária Geral firmou o compromisso da PJMP com o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil.

Xavier explica, que esse período de preparação acontece há dois anos e seus objetivos estão centrados em alegrar e aclamar as juventudes do Brasil, para o aniversário da PJMP. “No contexto da pandemia, a gente tem buscado trabalhar a mobilização nas redes sociais virtuais, com vídeos feitos pelos jovens, fotos, atividades como a plenária, assembleia e oficinas. A pré-programação é uma estratégia organizacional que vêm dando muito certo e tornou-se, ao longo do processo, uma grande marca da PJMP em todo o Brasil”, explicou.

No ano de 2020, explica Xavier, uma bonita experiência de celebração virtual aconteceu, reunindo jovens de todo contexto urbano do Brasil. “Além dos/as jovens, parceiros estiveram conosco para partilhar e saborear o aniversário da pastoral. Foi um momento rico, de aproximação das realidades das juventudes com o cenário político, com as pautas sociais”, acrescentou.

DNO – CONTAGEM REGRESSIVA E DIÁLOGOS COM AS REALIDADES DO BRASIL E AMÉRICA LATINA

Toda a programação do Dia Nacional de Oração, em celebração aos 43 anos de organização da Pastoral da Juventude do Meio Popular, é pensada para dialogar, segundo o Secretário Nacional, com as pautas atuais da Igreja do Brasil e da América Latina. O calendário, guiado por um cronograma de datas celebrativas, propõe, além de uma contagem regressiva para os 43 anos, interagir e evidenciar o cenário brasileiro, que aponta para uma problemática comum: a luta pela vida e por justiça, em um contexto de mais de 500 mil vítimas da antipolítica na pandemia da covid-19.

A contagem regressiva para esse momento histórico e necessário, iniciou ainda no dia 30 de maio, quando faltavam 40 dias para o DNO. As atividades subsequentes contemplam a contagem dos 30 dias, 20 e 10 dias para o aniversário da PJMP. Nessas datas simbólicas, serão realizadas as seguintes atividades:

Faltando 30 dias para o DNO, acontecerá a oficina temática: “Pelos Caminhos da América: processos de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina”, com a Irmã Valéria Leal, Assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para as Juventudes da CNBB, na quarta-feira, 09.06, às 19h, na Plataforma Zoom. A Oficina Temática motivará as Juventudes do Meio Popular para o engajamento no processo de escuta da Assembleia Eclesial convocada pelo CELAM.

Assista o convite da Irmã Valéria Leal:

No dia 18 de junho, faltando 20 dias para o DNO, também acontecerá a roda de conversa: “Terra, Teto e Trabalho”, dialogando sobre a temática da 6º Semana Social Brasileira, a partir das19h, na plataforma Zoom, com assessoria de Dom José Valdeci Santos Mendes, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e bispo de Brejo (MA) e Alessandra Miranda, Secretária Executiva da 6º Semana Social Brasileira.

Finalmente, para celebrar os 10 dias que antecedem o DNO, será realizado o “Painel Cultural – Artes e Comunicação Popular: Caminhos Subversivos”, no dia 29.06, a partir das 19h, pela plataforma Zoom, momento em que haverá o lançamento da Revista Eletrônica e da PlayList do Projeto Nas Trilhas do Meio Popular.

O ANIVERSÁRIO

No dia 9 de julho, quando a PJMP do Brasil comemora seus 43 anos, o momento será destinado a uma grande celebração virtual, a partir das 18h, noite em que também acontecerá a abertura do Seminário Nacional. “A celebração do DNO trará o simbolismo de comemoração do aniversário, mas, também, de abertura para outro momento importante da nossa organização pastoral, que é o seminário nacional”, destacou Xavier.

Para o mês de julho, também considerado “o mês da PJMP”, acontecerá durante o seminário nacional, uma roda de conversa no dia 17, a partir das 15h e um sarau cultural, no dia 31, a partir das 16h, com o link, temas e informações a serem disponibilizadas nas redes sociais virtuais da PJMP. “O objetivo com o seminário é de proporcionar outros dois grandes momentos, dialogando com as artes, a música, poesia, as formas de expressão das juventudes do Brasil, incentivando e contribuindo na construção de um mundo diferente e justo”, finalizou o secretário nacional.

Para maiores informações acessem os links abaixo:
Confira a programação completa: https://pjmp.org/programacao-pre-dno-2021
Confira a Carta Circular: https://pjmp.org/carta-circular-de-animacao-para-os-43-anos-da-pjmp 

 

da redação com informações do Filipe Xavier
Secretário Nacional da PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email