PJMP completa 41 anos e celebra Dia Nacional da Oração pela Juventude do Meio Popular

PJMP completa 41 anos e celebra Dia Nacional da Oração pela Juventude do Meio Popular

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) completa, neste dia 9 de julho, 41 anos de caminhada e celebra o Dia Nacional da Oração pela Juventude do Meio Popular. Confira a mensagem do Secretário Nacional da PJMP, Filipe Xavier.

————–

No dia 09 de julho de 1978, floresceu uma articulação de jovens empobrecidos nas periferias da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nascia ali a profecia da Pastoral da Juventude do Meio Popular nas comunidades mais pobres e carentes. As sementes logo se espalharam por todos os recantos do Brasil, iluminando e dando esperança aos jovens marginalizados e excluídos.

“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus.” (Atos 5, 38-39)

Nesses 41 anos de muita ternura e resistência, apresentamos como temática central um trecho da música Ofertório do Povo do cantor e compositor Zé Vicente: QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

Além da temática escolhida, a Coordenação Nacional da PJMP elaborou um material celebrativo para auxiliar os grupos de jovens nas atividades em suas comunidades e paróquias e um cartaz ilustrando duas personalidades importantíssimas na caminhada da PJMP: Dom Helder Camara e Papa Francisco.

O Santo Rebelde, Helder Camara, ajudou nos primeiros passos do surgimento da PJMP. O Dom da Paz embalou e animou a juventude do meio popular, por isso, Dom Helder Camara faz parte dessa linda história e é considerado o padroeiro da PJMP. O Papa Francisco, nos dias atuais, encanta a todos e todas com sua bela forma de conduzir a Igreja, colocando a justiça social e cuidado com os empobrecidos como suas principais bandeiras.

Durante o mês de junho foram publicados diversos vídeos nas redes sociais da PJMP, produzidos por jovens do meio popular de todos os recantos do Brasil. Os vídeos serviram como preparação e animação de advento para o dia 09 de julho, data de comemoração do aniversário da PJMP. No vídeo, os jovens lançam uma indagação QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

A Pastoral da Juventude do Meio Popular é um novo Pentecostes na vida de muitos jovens empobrecidos ao longo desses 41 anos e continua sendo um espaço aberto para acolher sempre com muita reza, muita luta e muita festa.

Viva nossos 41 anos de luta e labuta no meio popular.

Filipe Xavier – Secretário Nacional da PJMP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email