PJ de São Luís realiza sua XII Assembleia Arquidiocesana

PJ de São Luís realiza sua XII Assembleia Arquidiocesana

pj

“Casa Comum: Juventude em Defesa da Vida”. Esse foi o tema que a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís refletiu durante a sua XII Assembleia, que foi realizada entre 29 a 31 de janeiro na paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no bairro da Cidade Operária, em São Luís. O encontro contou com o envolvimento de mais de 100 pessoas na organização e teve a participação de mais de 50 jovens, entre delegados, representantes das paróquias da arquidiocese e convidados.

A proposta do tema da assembleia faz referência à Campanha da Fraternidade de 2016. O grito de cuidado com a “Casa Comum” é o grande convite do Papa Francisco, na encíclica “Laudato Si”. Em comunhão com a Igreja do Brasil, nas palavras do jovem Jhonatan Soares, citando Leonardo Boff (2012) “precisamos refletir sobre o cuidado que nós jovens, baluartes da Paz, estamos tendo com a vida: o ser humano transformou o Jardim do Éden num matadouro. Iluminados/as pela profecia dos empobrecidos ‘Queremos ver brotar o Direito como água e correr a Justiça qual riacho que não seca’ (Amós 5, 24)”.

A XII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (XII AAPJ), instância máxima representativa e decisória da PJ da Arquidiocese de São Luís teve como objetivo refletir e avaliar a caminhada pastoral do biênio 2014-2015, e assim apontar propostas para a continuidade da missão e criar novos meios de evangelizar e propagar o projeto de Jesus Cristo, concretizando assim a Civilização do Amor. Outro objetivo da assembleia foi encerrar a celebração dos 30 anos de organização da PJ na Arquidiocese de São Luís, celebrado em 2015. A XII AAPJ foi organizada pela CAPJ (Coordenação Arquidiocesana da PJ) e EAAPJ (Equipe de Assessores Arquidiocesanos da PJ).

Além de avaliar o biênio anterior e definir as ações para os próximos dois anos, a Assembleia também definiu a nova composição da Coordenação Arquidiocesana (CAPJ) para o próximo biênio 2016-2017, além de eleger os novos membros do colegiado de secretários da PJ arquidiocesana. Composto por três jovens, o novo colegiado foi composto pelos jovens: Vicente Campos, Delmar Matias e Carlos Eduardo Santos. Eles substituem Jhonatan Soares, Liana Mendes e Wellison Martins, que estiveram no serviço da secretaria da PJ de São Luís nos anos de 2014 e 2015.

Para Jhonatan Soares, a XII AAPJ representou renovação, não apenas dos novos atores que facilitarão as ações da PJ de São Luís no próximo biênio, mas a renovação dos compromissos e das esperanças. “A XII Assembleia Arquidiocesana da PJ não foi só mais um momento: foi a construção dos próximos longos anos da PJ de nossa Arquidiocese, foi um momento de renovarmos nosso compromisso com a vida das juventudes e com a nossa Casa Comum. Encerramos a celebração dos 30 anos de organização da PJ na Arquidiocese de São Luís, encerramos o ciclo da CAPJ e renovamos nossas esperanças em um novo amanhã”, comentou.

Liana Mendes avalia os dois anos que esteve como secretária, como tendo sido desafiador, mas também de muita construção e aprendizado que permearão o próximo biênio e também os próximos 30 anos. “Foram inúmeros desafios, discussões, alegrias… Mas quando lembramos da tão querida civilização do amor que estamos construindo, tudo se transforma e ganha cores lindas… não foi fácil, mas foi maravilhoso poder conhecer, conviver, aprender com tanta gente linda dessa nossa PJ”, disse.

Focar na base

Um dos principais pedidos e demandas dos jovens presentes na XII AAPJ é um olhar mais especial com as bases. Fortalecer, animar e formar os grupos de jovens e proporcionar uma maior articulação das coordenações paroquiais e forâneas.

“Os delegados presentes na XII Assembleia Arquidiocesana apontaram a necessidade de uma grande aproximação com a base, focar realmente na base, que é o que nos dá alicerce para ter qualquer estrutura, incluindo a arquidiocesana. Além disso, precisamos fortalecer as coordenações paroquias e, aquilo que é o nosso grande desafio nesse biênio: termos as 10 foranias da Arquidiocese de São Luís articuladas com representantes na CAPJ, para juntos sonharmos a construção da Civilização do Amor na Ilha do Amor”, explicou o novo secretário Vicente Campos.

Entre as novas ações planejadas para os próximos dois anos, destaca-se a VII Missão Jovem, que ocorrerá em 2017 (com paróquia ainda a ser definida), a Escola de Formação de Assessores (EFA), que será realizada em 2016 e, especialmente, as ações relacionadas à formação integração da Pastoral da Juventude, com atenção especial a base, com formação de novos grupos e fortalecimento dos que já estão caminhando.

“Na XII AAPJ ouvimos dos delegados, os principais desafios observados por eles nas suas realidades paroquiais e forâneas e, a partir disso, planejamos ações que possa nos próximos dois anos, superar esses desafios. No serviço da secretaria, temos a missão de conduzir esses trabalhos junto com a coordenação arquidiocesana. Mas também vamos precisar da oração e contribuição de todos os pejoteiros para termos êxito nessa missão”, comentou um dos novos secretários arquidiocesanos, Delmar Matias.

Para todos, o momento pós-assembleia é de muito otimismo e renovação das forças e esperanças para o próximo biênio pastoral da PJ na Arquidiocese de São Luís, como bem destaca Carlos Eduardo Santos, também integrante do colegiado de secretários arquidiocesano: “Eu tenho a plena certeza que os próximos dois anos serão da graça do Senhor e que o nosso Bom Deus estará sempre conosco e, junto com a linda juventude pejoteira da nossa arquidiocese, teremos êxito na nossa missão de ser construtores da Civilização do Amor”.

Por Gildean Farias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email