Peregrinação em Bacabal (MA) teve preparação

Peregrinação em Bacabal (MA) teve preparação

peregrina_bacabal

O Setor Juventude diocesano, juntamente com o bispo dom Armando Martín, decidiu que os símbolos peregrinariam o máximo possível pela larga extensão territorial da diocese, mesmo em algumas cidades de difícil acesso, como no percurso de Vitorino Freire a Paulo Ramos.

Na manhã do Sábado Santo, 7 de abril, os jovens da cidade de Bacabal receberam da Diocese de Coroatá os símbolos na BR 316. A caminhada festiva seguiu até a entrada da cidade onde mais jovens das três paróquia locais esperavam.

A Cruz foi erguida na porta da Catedral Diocesana com cânticos, aplausos e louvores. Assim os símbolos foram recebidos naquela igreja, que seguiu com uma celebração e a entrega oficial.

Em seguida, a multidão de jovens carregou a Cruz e o Ícone até a Paróquia São Francisco onde houve um almoço com testemunhos de jovens sobre sua experiência na Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, em 2011.

A procissão seguiu com cânticos e gritos pelas ruas até a Paróquia Sant’Ana, onde houve a celebração do ofício da juventude e a explicação dos motivos dos ícones, suas razões e feitos.

Por volta das 17h30, a juventude da Paróquia Santa Terezinha e Santana, encerrou a procissão do dia com a chegada na Catedral Diocesana, onde houve a Vigília Pascal diante da Santa Cruz e do Ícone, presidida pelo bispo dom Armando. Logo após, houve momentos de espiritualidade até a meia noite.

No Domingo de Páscoa, às 05h45min os símbolos saíram em peregrinação passando por Olho D’água e Vitorino Freire, onde houve a Santa Missa, e Paulo Ramos, com uma oração da cruz num local público. Em todas essas cidades, os símbolos da JMJ eram recebidos por multidões de pessoas de todas as idades, que queriam ver e presenciar aquele acontecimento histórico, cultural e religioso, sempre com pequenas celebrações.

Às 11h30min a Cruz e o Ícone chegaram à cidade de Lago da Pedra e foram recebidos com fogos de artifício, grande euforia e grandes manifestações de fé por toda a comunidade, que celebrou a grande Missa em comemoração pelo 28º aniversário de peregrinação da Cruz Peregrina.

Igreja matriz lotada, as pessoas queriam um momento, uma foto, um oração diante dos símbolos. A Missa foi presidida por frei Evaldo Dimom e preparada pelo Setor Juventude da Paróquia de São José. A passagem dos símbolos marcou aquela comunidade que se preparou por duas semanas com faixas, pinturas nas ruas, divulgação em rádios, TV’s e carros de som.

Logo após a missa houve testemunhos emocionantes de membros da comunidade, como a senhora Raimundinha Joventino (integrante da RCC), que mobilizou sua família para ajudar no evento e, chorando, afirmou ser linda a fé do jovem, e que pretende orar e ajudar nos preparativos para JMJ Rio 2013.

Em seguida a Cruz e o Ícone foram levados em procissão até a saída da cidade. De lá, os símbolos foram a comunidades e paróquias de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Carirí, igarapé Grande e Bernardo do Marim, sempre sendo recebida com carreatas e pequenas celebrações, com manifestações de fé pelo povo.

Às 17h30min, os símbolos chegam à cidade de Pedreiras, para a tradicional Procissão da Ressurreição, onde é costume enfeitar muitas cruzes com flores e arranjos. Uma procissão colorida e vivificante.

Após a procissão, a Diocese realizou o Bote Fé, com os cantores locais e os “Piradinhos de Jesus”. Pessoas de todas as paróquias da Diocese participaram do evento para se despedir da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que no outro dia ainda passariam pelas cidades de Limas Campos, Capinzal e Santo Antonio dos Lopes, até ser entregue à Diocese de Grajaú, também no Maranhão.

No evento final, foi apresentada uma réplica da Cruz Peregrina, que percorrerá toda a extensão da Diocese de Bacabal, até julho de 2013, em preparação e animação para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil – Rio 2013.

Da Diocese de Bacabal

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email