Pequenos gestos e grandes atitudes: jovens lassalistas transformam vidas em São Carlos (SP)

Pequenos gestos e grandes atitudes: jovens lassalistas transformam vidas em São Carlos (SP)

lassalistas_2Na sociedade atual, em alguns momentos, pode-se encontrar muitas pessoas dispostas a ajudar o próximo. Não importa o tamanho da ação, o importante é que ela transforma vidas. Diante disso, entre os dias 09 e 11 de outubro, cerca de 220 jovens de várias cidades do Brasil, como Niterói (RJ), São Paulo (SP), Botucatu (SP), Pato Branco (PR), Toledo (PR) e Curitiba (PR) se reuniram no Colégio Diocesano La Salle São Carlos para rezar, refletir e estudar sobre o tema “La Salle e Serviço: gentileza gera gentileza”.

Na tarde do sábado, 10 de outubro, padre Robson Luiz, da Paróquia São Nicolau de Flüe, de São Carlos, celebrou a Santa Missa. Após a celebração, os jovens lassalistas saíram em caminhada pela Avenida José Pereira Lopes – onde fica o Colégio Diocesano La Salle – e seguiram rumo à Catedral de São Carlos praticando gestos de gentileza. Quem foi ao centro da Cidade, se deparou com os jovens vestidos com camiseta azul, que durante o percurso, distribuíam abraços, sorrisos, ímãs e fitas com a frase “Gentileza Gera Gentileza” às pessoas que passavam por eles.

Além desse lindo gesto, cada jovem trouxe para o encontro um quilo de alimento não perecível para ser doado a uma instituição de caridade. A instituição escolhida pela comissão organizadora do evento foi o Projeto Anjo da Guarda, da Paróquia São Nicolau de Flüe. Com esses pequenos gestos, os jovens lassalistas fizeram a diferença na vida das pessoas.

lassalistasEssas atividades fazem parte do cronograma do Encontro Provincial de Jovens Lassalistas, que acontece uma vez por ano, na Região Sudeste, onde o La Salle se faz presente. O evento propõe celebrar a caminhada dos grupos de jovens da Pastoral das Comunidades Educativas Lassalistas; integrar e valorizar a caminhada dos grupos de jovens e lideranças juvenis e refletir sobre um tema escolhido pelos próprios jovens representantes das Comunidades Educativas em Cursos de Lideranças realizados durante o ano. Os jovens dos Grupos ADOLESCER e PAJULA (Pastoral da Juventude Lassalista), a equipe do Serviço de Animação e Pastoral do Colégio Diocesano La Salle São Carlos junto à equipe Provincial de Pastoral da Rede La Salle Brasil-Chile foram os organizadores do evento. Para eles, na organização, cada detalhe era o diferencial para melhor acolher os jovens visitantes.

 No final do evento, foi anunciado o nome da cidade que sediará o próximo encontro em 2016: Curitiba (PR). A equipe de São Carlos passou para a equipe de Curitiba o símbolo do encontro à saudação lassalista “Viva Jesus em Nossos Corações! Para Sempre”!, no formato de uma cruz. Esse símbolo faz parte da caminhada da juventude lassalista  e sempre será passado para a equipe da cidade que sediará o próximo encontro.

Por Irmão Vicente Fialho, coord. do Serviço de Animação e Pastoral

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email