Pastoral Juvenil Marista comemora 10 anos visitando locais históricos

Pastoral Juvenil Marista comemora 10 anos visitando locais históricos

unnamed

A Pastoral Juvenil Marista (PJM), do Grupo Marista está completando 10 anos em 2015 e, como parte das comemorações, uma delegação composta por 80 pessoas teve a oportunidade de vivenciar o carisma Marista na fonte. Chamada de Peregrinação de Jovens Maristas a L’Hermitage, a viagem reuniu jovens, pastoralistas, colaboradores e irmãos entre os dias 26 de julho a 09 de agosto e passou pelos locais Maristas de origem, além de importantes espaços culturais.

A viagem teve início na Itália onde o grupo pode conhecer Roma e seus monumentos, catacumbas, basílicas, o Vaticano além da Casa Geral do Instituto Marista. A peregrinação seguiu para a França, mais especificamente na cidade de Saint-Chamond onde se encontra a Notre-Dame L’Hermitage, casa construída em 1824 pelo então padre Marcelino Champagnat para servir como espaço de formação e, consequentemente, como Casa Geral.

Os peregrinos participaram de momentos de profunda espiritualidade e imersão na essência do Instituto. “Acredito que beber da fonte fez com que muitos peregrinos sentissem o aconchego da casa de L’Hermitage, pois realmente se depararam com seu carisma. Foi o reencontro com aquilo que me constitui”, afirma a peregrina Luisa Meneguetti, 19 anos, ex-aluna do colégio de Brasília.

Seguindo os passos deixados pela vida de São Marcelino Champagnat, o grupo percorreu La Valla, Rosey, Marlhes, Maisonnettes, Le Palais, Le Bessat, Saint Geni Laval e Lyon, lugares que foram significativos na vida do fundador do instituto por terem sido onde nasceu, viveu, trabalhou, passou por dificuldades, idealizou e realizou sonhos.

Em Lyon, os peregrinos conheceram o Santuário de Nossa Senhora de Fouvière onde puderam celebrar a renovação das promessas pessoais no exato lugar em que Champagnat, junto a outros jovens sacerdotes, realizaram a promessa de Fourvière – dedicar vida e obra à Maria. A viagem encerrou-se com a imersão cultural em Paris e o grupo visitou pontos turísticos e culturais como o Palácio de Versalhes, Torre Eiffel, Museu do Louvre, Basílicas de Notre-Dame e Sacre-Coeur.

 Por Assessoria do grupo Marista

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email