Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação articulam ações em saúde com foco na prevenção ao suicídio

Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação articulam ações em saúde com foco na prevenção ao suicídio

Em defesa da vida e a serviço do bem, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ), entre os dias 03 e 05 de março, promoveu no Centro de Juventude da Companhia de Jesus (Anchietanum), na Cidade de São Paulo, um final de semana produtivo de reunião, trabalho e esforços pelo Projeto para Prevenção do Suicídio voltado a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação de todo o Brasil.

Liderada pela Ir. Valéria Andrade Leal (ASCJ), Assessora Nacional Interna da CEPJ, a equipe é formada por referências e lideranças nos campos pastorais com a juventude e a educação, com conhecimento em Psicologia e Suicidologia para tal missão, sendo estes: Pe. Lício Vale, autor de livros como “Mentes Suicidas: Respostas aos Porquês Silenciados” (2021); Edna e Amanda, membros da Pastoral da Educação; Daniele Sousa, Kátia Estevão e Diogo Galline, psicólogos indicados pelas expressões juvenis; e Jonathan Igor, psicólogo clínico, membro da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, representante das Congregações Religiosas.

Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra que mais de 700 mil pessoas são vítimas do suicídio no mundo, que se mostra agora como a 2ª principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, enquanto 90% desses casos podem ser prevenidos. Para tanto, superar os mitos em torno dessa temática promovendo psicoeducação e conhecimento acerca da suicidologia é fundamental, haja vista ainda que quando uma morte é causada pelo suicídio, estima-se que ao menos outras 135 pessoas podem ser impactadas por essa morte.

Frente a essa calamidade para a Saúde Pública, a CEPJ tem buscado formas de promover a vida entre a juventude. Disso surge o projeto de prevenção do suicídio. O encontro, após várias reuniões virtuais, marca a elaboração de um Curso de Prevenção ao Suicídio, especialmente destinada aos agentes pastorais da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação, presentes em todas as regiões do País.

De maio a setembro, acontecerão encontros macrorregionais para formação de multiplicadores do conteúdo. Os participantes serão indicados pelos regionais, conforme ficha de inscrição enviada.

Desde já agradecemos aos voluntários formadores e, em especial, nesta etapa o Centro Magis Anchietanum por nos ceder o espaço para a realização desta reunião. Que, confiantes na intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e com alma missionária, possamos todos nós nos comprometer, tal qual nos ensina a canção pelo Brasil a fora, para por Deus sermos levados: “aonde os homens necessitem tua Palavra. Necessitem de força de viver. Onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente, por não saber de Ti”.

 

por Jonathan Igor – membro da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email