A Coordenação da Pastoral Juvenil do Brasil e a Equipe de Comunicação, estiveram reunidos entre os dias 17 e 19 de Março, na cidade de São Paulo (SP), para a reunião anual, promovida pela Comissão Episcopal para a Juventude.
Na noite da sexta-feira, 17, os jovens, juntamente com os Bispos Dom Nelson Francelino (Presidente da CEPJ), Dom Amilton Manoel (membro da CEPJ), com o Padre Toninho (Assessor externo da CEPJ) e com a Ir. Valéria Andrade, (Assessora interna da CEPJ), vivenciaram um momento de lectio divina com a passagem dos discípulos de Emaús (Lc. 24, 13-35), narrativa bíblica que embasa o novo projeto de evangelização para as juventudes – Ao Seu Lado – da Pastoral Juvenil do Brasil.
“Os discípulos estavam voltando, fracassados, em meio ao caos. Mas o Senhor nos mostra que o caos é também uma oportunidade para o começo da vida novo, para sermos novas criaturas”, disse Dom Nelson, em sua refexão na lectio divina.
Apresentação do Projeto “Ao seu lado”
O projeto “Ao seu lado”, com seus eixos e objetivos, foi apresentado aos participantes da reunião na manhã do sábado. Dom Nelson apresentou o projeto como uma expressão de “um Deus que não desiste da gente, mesmo a gente desistindo Dele”. “Os homens de Emaús fugindo e Cristo vindo ao encontro deles, fugiram por não saber lidar com a cruz. Uma mística que nos faz ouvi-lo em todas as circunstancias e senti-lo ao partir do pão. todos os eixos devem ser vistos sob esta mística”, concluiu Dom Nelson.
Dom Amilton enfatizou a necessidade do trabalho dos jovens, na Pastoral Juvenil, na construção deste projeto. “Criar a cultura de quem está ao lado do outro. Tudo isso só é possível porque nós temos por trás dos bastidores um grupo que planeja, um grupo que trabalha. Vocês fazem esta ponte entre a teoria e a prática. Tudo isso é fruto de escuta e do serviço de vocês”, afirmou Dom Amilton.
Rumo a JMJ Lisboa 2023
“Todo o Brasil está motivado para participar da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, e nós da Pastoral Juvenil somos os primeiros a unir esforços para que se concretize! Eu já estou inscrito e de malas prontas”, disse Dom Nelson, presidente da Comissão para a Juventude.
O evento de evangelização foi tema da reunião, onde a assessora da Pastoral Juvenil, Ir. Valéria Leal, compartilhou sobre a caravana que aconteceu em setembro de 2022 da delegação do COL Lisboa no Brasil e os frutos dessa motivação nas Dioceses. Assim como, foi pensado pelos jovens da coordenação da Pastoral Juvenil subsídios e ações em vista das juventudes que irão vivenciar a JMJ do Brasil.
A Pastoral Juvenil irá marcar presença na JMJ Lisboa com uma delegação oficial do Brasil, formado por bispos, jovens da Coordenação, equipe de comunicação, representantes de dioceses e regionais CNBB.
Mudanças na Coordenação da Pastoral Juvenil e na Equipe de Comunicação
O último dia da reunião foi marcado por despedidas e expectativas para o ingresso dos novos membros na Coordenação da Pastoral Juvenil e na Equipe de Comunicação.
Dois jornalistas estão deixando o “Jovens Conectados”: Juliana Cuani, de Sorocaba (SP) e o Padre Maurício Lucena, de Patos (PB). O jovem Vinícius Raposo, membro do Movimento de Cursilho de Cristandade e a Mariana Ignácio, membro do TLC (Treinamento de Liderança Cristã), estão saindo da coordenação da Pastoral Juvenil, onde representava os jovens dos movimentos eclesiais.
Na oportunidade também ingressaram Wanessa, nova secretária nacional da PJ (Pastoral da Juventude), o novo secretário nacional da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) Ítalo Morais.
Bispos e assessores da CEPJ, expressão gratidão pelos serviços prestados ao longo dos anos que os jovens estiveram servindo as juventudes do Brasil, por meio da Pastoral Juvenil.
04 anos de Presidência da CEPJ
Dom Nelson Francelino, durante a reunião fez um balanço dos desafios e graças experimentados ao longo dos 4 anos em que esteve à frente da Comissão Episcopal para a Juventude CNBB:
“Como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude da CNBB, venho expressar a minha Gratidão ao empenho desses jovens da Coordenação nacional, agradecer a nossa eficiente equipe de Comunicação (Jovens Conectados) e a equipe de subsídios; expressar também a gratidão e apreço aos dois assessores, a Irmã Valéria e ao Padre Toninho; gratidão aos irmãos e companheiros, dom Antônio e dom Amilton pela parceria e caminhada sinodal da Comissão, bem como expressar a comunhão e cooperação dos Bispos e Padres que acompanham a juventude nos devidos regionais. Encerramos esse ciclo de serviço com a consciência do dever cumprido, convicto de que não faltaram empenhos de nenhum membro para estar “ao lado” da juventude nesses tempos difíceis que marcaram esses 04 anos, quando fomos atropelados pela Pandemia do CoronaVírus que alargaram ainda mais as dificuldades, deixando consequências acentuadas para os próximos anos. Tal situação nos desafiou, suspendendo tantos projetos. Porém, guiados pela criatividade juvenil do nosso Jovem mais maduro, o Amigo Francisco, conseguimos nos fazer presente nos momentos críticos, através do bom manuseio de nossas lideranças juvenis nas redes sociais. Enfim, GRATIDÃO DIZ TUDO…”, concluiu Dom Nelson.
Uma nova comissão será eleita durante a 60° Assembleia Geral da CNBB de 19 a 28 de abril em Aparecida/SP.
da redação Maurício Lucena, Jovens Conectados.