Papa à pastoral juvenil da América Latina: “Os jovens são o agora de Deus”

Publicado em 19 de novembro de 2019 Por Seja o primeiro a comentar!

“Os jovens são o terreno fértil e novo que Deus doa às comunidades cristãs”, são palavras do Papa Francisco na sua mensagem enviada aos responsáveis pelo XX Encontro Latino-Americano da Pastoral Juvenil que está sendo realizado no Peru de 18 a 22 de novembro

 

O Papa Francisco enviou uma mensagem a Dom Alfredo Vizcarra Mori, Vigário Apostólico de Jaén, no Peru, por ocasião do XX Encontro Latino-Americano da Pastoral Juvenil. O encontro será realizado no Balneário Santa Rosa, nas proximidades de Lima de 18 a 22 de novembro e tem como tema “Nós jovens somos terra sagrada, o agora de Deus”.

Francisco agradece ao Vigário pela colaboração na pastoral juvenil e recorda: “Eles são o terreno fértil e novo que Deus doa às comunidades cristãs. Vocês são os responsáveis pela tarefa de acompanhá-los com respeito e ternura no caminho do amadurecimento pessoal, para que se consolidem na fé e com a graça do Senhor, deem frutos de amor e esperança”.

O Papa recorda também que na América, “continente da esperança”, como em todo o mundo, os jovens são o agora de Deus. Pois “seu Filho Jesus, que é a manifestação da sua bondade, caminha e permanece ao lado deles, e através de Jesus, o Pai continua nos falando a linguagem do seu amor”.

Por fim o Santo Padre exorta: “Encorajo todos a aprofundar cada vez mais o conhecimento da pessoa de Jesus, para que vivendo na intimidade do seu coração, possam se transformar em discípulos missionários e testemunhas de sua ternura”. Para que assim, conclui o Papa “outros jovens possam se aproximar d’Ele, o eternamente jovem, e experimentar a alegria de sua amizade e levar uma existência baseada na fraternidade e na solidariedade cristã”.

A Su Excelencia Reverendísima
Monseñor Alfredo Vizcarra Mori, S.J.
Vicario Apostólico de Jaén
Presidente de la Comisión Episcopal para Laicos y Juventud

Vaticano, 4 de novembro de 2019

Caro Irmão:

Saúdo-vos cordialmente, bem como os organizadores e participantes do XX Encontro Latino-Americano de Líderes Nacionais da Juventude Pastoral, que acontece na Casa de Coabitação Juan Pablo II, em Balneario de Santa Rosa, com o lema: “Os jovens são terra sagrada, o agora de Deus.”

Você, ao colaborar no campo do ministério da juventude, presta à Igreja um serviço que não pode ser negligenciado. Os jovens falam conosco e nos desafiam, nos fazem cair na contagem das luzes e sombras de nossa comunidade, e com seu entusiasmo nos encorajam a dar respostas de acordo com nosso tempo. Eles são o terreno fértil e novo que Deus dá às comunidades cristãs. Você é encarregado da tarefa de acompanhá-lo com respeito e mansidão no caminho de sua maturação pessoal, para que você possa tomar posse na fé e, com a graça do Senhor, dar frutos do amor e da esperança.

Na América, o continente da esperança, como em todo o mundo, os jovens são o agora de Deus, porque seu Filho Jesus, que é uma manifestação de sua bondade, caminha e fica com eles, e através de Jesus, o Pai continua a falar-nos na linguagem de seu amor , “quem sabe mais sobre aumentos do que que quedas, de reconciliação do que de proibição, de dar nova oportunidade de condenar, no futuro do que no passado” (Cerimônia de Recepção e Abertura da JMJ, Panamá 24 janeiro 2019). Encorajo-vos a aprofundar-se cada vez mais no conhecimento da pessoa de Jesus, para que, vivendo na intimidade do seu coração, vocês possam se tornar discípulos missionários e testemunhas de sua ternura, e outros jovens possam se aproximar dele, os eternamente jovens, para experimentar a alegria de sua amizade e levar uma existência fundada na fraternidade cristã e solidariedade.

Com esses sentimentos, peço ao Senhor, através da intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, sustente com sua graça os pastores, os responsáveis pelo ministério da juventude e todos os jovens da América Latina, fortalecendo-os no amor mútuo e acompanhando-os em suas vidas diárias.

Que Jesus abençoe você e a Santa Virgem irá ajudá-lo em seus propósitos do bem. E por favor, não se esqueça de orar por mim.

Fraternalmente

Francisco

Por: Vatican News 

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais