Pastoral da Juventude (PJ) completa 50 anos e recebe carta do Papa Francisco

Pastoral da Juventude (PJ) completa 50 anos e recebe carta do Papa Francisco

O final de semana do feriado da Independência do Brasil foi oportunidade de festa para os membros da Pastoral da Juventude (PJ), que celebraram a Romaria por ocasião dos 50 anos. Na ocasião, foi divulgada a carta enviada pelo Papa Francisco.

Recordando São José de Anchieta, “que quando era jovem não teve temor algum de partir em missão para uma terra desconhecida, atravessando o oceano, movido por seu zelo apostólico de anunciar Jesus Cristo a todos”, o Papa motivou os jovens a buscarem sempre “o auxílio deste poderoso intercessor e procurem imitar seu exemplo”.

“Exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção maternal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe”.

A Romaria reuniu centenas de pessoas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, numa programação que contou com a recordação da história e da atuação da PJ em todo o Brasil. Para a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, “a mensagem do Papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja”.

“É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou.

Durante a missa que encerrou a romaria, dom Vilsom motivou: “Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se encontrar”, pediu. Inspirados pelo presidente da celebração, a juventude presente na Basílica invocou a rima, “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”, acompanhada da benção final.

Confira a carta na íntegra:

Vaticano, 9 de junho de 2023

Queridos jovens,
Causou-me grande alegria a sua carta, que recebi através dos bons préstimos de Dom Vilsom Basso, assinalando que este ano se completam 50 anos do trabalho de evangelização da Pastoral da Juventude no Brasil.

Escrevo-lhes esta mensagem no dia em que celebramos São José de Anchieta, um jesuíta como eu que, quando era jovem como vocês, aos 19 anos, não teve temor algum de partir em missão para uma terra desconhecida, atravessando o oceano, movido por seu zelo apostólico de anunciar Jesus Cristo a todos. Busquem sempre o auxílio deste poderoso intercessor e procurem imitar o seu exemplo.

Como bem destacado na missiva que me enviaram, são muitos obstáculos e desafios para poder levar a Boa Nova do Evangelho aos jovens da sociedade hodiema. Entretanto, exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção matemal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe.

Esperando encontrar-lhes em Lisboa, no início de agosto, e informado da peregrinação que farão ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 9 de setembro, para celebrar junto da Virgem Aparecida estes 50 anos de evangelização, envio-lhes a minha afetuosa saudação, acompanhada da bênção de Deus, e peço-lhes que não deixem de rezar por mim.
Fraternalmente, 
Francisco.

Sua Ex. Rev.
D. Vilsom BASSO
Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB IMPERATRIZ (MA)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email