Pastorais de Juventudes lançam cartaz da Semana da Cidadania 2024

Pastorais de Juventudes lançam cartaz da Semana da Cidadania 2024

Articulada em nível nacional pelas 4 Pastorais de Juventude da Igreja do Brasil (PJ, PJE, PJR e PJMP) a Semana da Cidadania surge como um processo de formação contínuo para as juventudes, a cada ano trazendo uma temática que esteja ligada às realidades juvenis.

Nesse ano de 2024 o tema escolhido foi “Caminhos para a empatia: Superando a aporofobia no exercício da cidadania.” E como lema “Construindo pontes: Juventudes na luta contra a exclusão social e a aversão aos empobrecidos.”,  com atividades em todo o Brasil nos dias 14 a 21 de abril.

As PJs querem, com essa temática, chamar a atenção e refletir sobre o processo de estruturação do sistema capitalista, que se enraiza na vida de nosso povo gerando a pobreza, exploração e afetando nossas relações sociais, fazendo com que diferentes grupos sociais se vejam como inimigos.

A Secretária Nacional da PJ, Wanessa Freire, explicou que as Pastorais pensaram em dinamizar ainda mais a Semana da Cidadania. “Com a elaboração de materiais poderemos contribuir para que nossos grupos vivenciem a Atividade antes, durante e depois, inclusive celebrando os ecos de tudo que for feito”, afirmou.

O texto bíblico que nos ilumina nessa construção está no Evangelho de Mateus “Eu lhes garanto: todas as vezes que vocês fizerem isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeram.” Os Grupos de Base são convidados a celebrar a Semana da Cidadania entre os dias 14 a 21 de abril em uma grande ciranda de solidariedade, empatia e cidadania.

por Pastoral da Juventude (PJ).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email