“Papo de Jovem”: Comissão para a Juventude lança série sobre política

“Papo de Jovem”: Comissão para a Juventude lança série sobre política

Jovens protagonistas da mudança construindo a Civilização do Amor. Durante o mês de agosto, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB convida as juventudes do Brasil para a série especial “Papo de Jovem: Juventude & Política”. O objetivo é, em ano eleitoral, proporcionar aos jovens um aprofundamento sobre política e, ao mesmo tempo, uma reflexão se seus direitos como cidadão são reconhecidos. Semanalmente, no site e nas redes sociais do Jovens Conectados, será disponibilizado um vídeo e um subsídio “ENCONTROS” sobre o tema. O primeiro episódio será divulgado no dia 1º de agosto.

O mundo contemporâneo pede uma profunda reflexão política. A Política nos proporciona o dialoga de ideias e ao mesmo tempo faz com que as relações sociais sejam pautadas por respeito. Nesse processo dialógico, a política propõe valores democráticos que visa o bem comum para todos os cidadãos. As juventudes são parte importante desse processo, pois na história é visível o jovem como sujeito democrático, cabendo à sociedade reconhecer os jovens como sujeitos de direito.

Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, salienta a importância dos jovens serem protagonistas da mudança em uma sociedade desencantadora para as juventudes, como a qual vivemos.

“Nossa juventude é chamada a sair e se aprofundar no tema das políticas públicas, que chama toda a sociedade para resolver, dialogar e para aprofundar determinadas situações. É muito importante nesse período eleitoral não nos omitir, mas sair com ideias claras em sintonia com o Evangelho e missão da nossa juventude católica, que se compromete com a justiça e com a vida”, diz o bispo.

Para o assessor externo da comissão, Pe. Antônio Ramos, sdb, a intenção é atravessar a barreira das ideologias partidárias para uma reflexão que vem ao encontro do próprio desejo expresso do Papa Francisco aos jovens na JMJ do Rio de Janeiro, quando exortou todos a nadarem contra a corrente e serem protagonistas da mudança que desejam na sociedade, visto que “a política é uma vocação de serviço.”

”A equipe de subsídios da comissão episcopal convidou vários jovens para falar de política, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil. As reflexões são elaboradas através de vídeos e de textos para uso nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários”, explica o assessor.

Os temas que serão abordados: Sistema Político Brasileiro; Compromisso com a Verdade; Amizade Social e Divisão; Igreja e Política; e Cidadania e Protagonismo.

“Essas reflexões ajudarão as juventudes a não se enganarem com ideologias que iludem e depois escravizam, matando o seu protagonismo. Somos cidadãos do Reino de Deus e temos como compromisso propagar a Civilização do Amor para que ‘todos tenham vida em abundância’ (Jo 10,10)”, diz.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email