Papa encoraja jovens em mensagem para o Dia Mundial da Paz

Papa encoraja jovens em mensagem para o Dia Mundial da Paz

Na mensagem, que tem como tema “Educar os jovens para a justiça e a paz”, o santo padre  convida todos a olharem com esperança para o futuro, mesmo diante das dificuldades.

Acesse a mensagem na íntegra

O pontífice também destaca a importância da família e da educação para a construção de uma paz autêntica, e critica o relativismo que apresenta uma ameaça ao bom uso da liberdade.

“Não tenham medo” e se empenhem “por um futuro mais luminoso a todos”, disse o Bento XVI aos jovens que são os protagonistas dessa mensagem. A eles, o Papa dirige palavras de esperança e encorajamento.

“Vocês não estão sozinhos jamais. A Igreja confia em vocês. Ela vos segue e vos encoraja”, oferecendo a possibilidade de encontrar Jesus Cristo, disse o Papa.

Consciente das preocupações manifestadas por muitos jovens, o Santo Padre esteve recentemente em várias regiões do mundo e destaca que a Igreja encoraja-os a buscar a verdade e a defender o bem comum.

O Papa convida todos os jovens do mundo a olhar com “maior esperança para o futuro” e recorda-os que “não são as ideologias que salvam o mundo”, mas o Deus que vive e que é Amor.

“Não se deixam abater pelo desencorajamento diante das dificuldades e não caiam em falsas ilusões, que frequentemente se apresentam como um caminho mais fácil para superar os problemas”, ressaltou o Pontífice.

Bento XVI pede que os jovens sejam exemplos e estímulos para os adultos e se esforcem para superar “as injustiças e a corrupção”. O Pontífice pede ainda aos políticos que ofereçam à juventude “uma imagem limpa da política como verdadeiro serviço para o bem de todos”.

Crise econômica e cultural

Na mensagem, não faltam alertas às consequências da crise econômica que atinge principalmente a Europa e os Estados Unidos. Para Bento XVI, as raízes dessa crise são “antes de tudo, culturais e antropológicas”.

Ele recorda que no último ano “cresceu o sentimento de frustração” nas pessoas, e ele convida a todos a olhar para 2012 com uma atitude de mais confiança. Segundo o Papa, a família e a educação são os dois pilares fundamentais da sociedade.

Neste sentido, o Santo Padre exorta aos pais que não percam o ânimo, mesmo diante das dificuldades, que não são poucas, e que tentam fragmentar a família. Ele destaca que as “condições de trabalho devem se harmonizar com as responsabilidades familiares”.

Educação e apoio às famílias

Bento XVI pede aos políticos que ajudem de forma concreta as famílias e as instituições educativas e acrescenta que “não deve faltar nunca um suporte adequado à maternidade e à paternidade”. Para ele é importante que as famílias possam escolher instituições de ensino consideradas mais adequadas para o bem de seus filhos e que os pais possam encontrar meios para sustentar suas famílias.

É preciso educar para a verdade e a liberdade, pois o homem “carrega em seu coração uma sede pelo infinito”, escreve o Papa. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, assim “somente na relação com Ele, o homem compreende também o significado da própria liberdade”.

Relativismo, liberdade e justiça

Na mensagem o pontífice observa que o “absolutismo do ‘eu’” e o relativismo não reconhecem nada como definitivo, deixa como critério apenas os desejos pessoais.

“O correto uso da liberdade é portanto algo central na promoção da justiça e da paz”. Ocorre então, “educar para a justiça” num mundo que reconhece somente os “critérios do utilitarismo, do lucro e do ter”, salienta o Papa, revelando que hoje “certas correntes da cultura moderna, sustentadas por princípios econômicos radicais e individualistas, alienaram o conceito de justiça de suas raízes transcendentes”, escreve o Papa.

Para Bento XVI, a paz é “fruto da justiça e do afeto por meio da caridade”, ela é um “dom de Deus”, mas também algo a se construir. Ele conclui dizendo que para ser verdadeiro operário da paz, todos precisam se educar na “compaixão, na solidariedade, na colaboração e na fraternidade”.

O santo padre salienta ainda que todos devem estar vigilantes e ativos na comunidade para  estimular a consciência pública às questões nacionais e internacionais.

Por Canção Nova Notícias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email