Padre da Diocese de Uruaçu parte em Missão em um dos países mais pobres do mundo

Padre da Diocese de Uruaçu parte em Missão em um dos países mais pobres do mundo

1padrerogerio

De responsabilidade da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Missão terá duração de um mês e treze dias. Nesse período, o sacerdote irá colaborar com a formação de seminaristas do período de filosofia da diocese de Bafatá, por meio de um curso intensivo de história da filosofia moderna.

O envio do padre Rogério atende ao pedido do bispo de Bafatá, o brasileiro dom Pedro Zilli, que tem se servido de professores do Brasil, através da CNBB, para atender às necessidades formativas dos seminaristas da Guiné. O padre de Uruaçu ficará naquele país entre os dias 2 de dezembro de 2012 e 15 de janeiro de 2013.

O país

A República da Guiné-Bissau é um país da costa ocidental do continente africano que se estende desde o cabo roxo até a ponta Cagete. É uma das nações mais pobres do mundo, depois de passar por décadas de guerra civil. Faz fronteira ao norte com Senegal, a leste e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa) e a sul e a oeste com o Oceano Atlântico.

Além do território continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós. Foi uma colônia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente, mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembro de 1974. A Guiné-Bissau foi a primeira colônia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal. Atualmente faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das Nações Unidas, dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e da União Africana.

Informações: Pe. Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e sacerdote da diocese de Uruaçu-GO

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email