Organização da JMJ 2023 apresenta informações sobre os pacotes de inscrição de peregrinos e voluntários

Organização da JMJ 2023 apresenta informações sobre os pacotes de inscrição de peregrinos e voluntários

“Alguém pediu novidades? Já estão disponíveis todas as informações sobre os pacotes de inscrição de peregrinos e voluntários!”, informou a conta oficial da JMJ 2023 no instagram.

Estão previstas três modalidades de inscrição para peregrinos com diferentes pacotes que se distinguem pela duração da permanência em Lisboa e pelo conteúdo. Confira as informações gerais:

Alojamento
A identificação dos alojamentos e espaços de acolhimento está neste momento a decorrer nas 3 Dioceses que irão acolher peregrinos nesta Jornada Mundial da Juventude: Lisboa, Setúbal e Santarém. Será privilegiado o alojamento em famílias de acolhimento, mas também serão utilizados espaços coletivos, nomeadamente: pavilhões, escolas, ginásios, quartéis de bombeiros, entre outros. A localização exata do alojamento de cada grupo será determinada mais tarde, consoante o decorrer do processo de inscrições.

O processo de inscrição enquanto Família de Acolhimento decorre nas Paróquias, de acordo com o local de residência. Oportunamente, será divulgada mais informação.

Alimentação
Haverá um sistema misto no que diz respeito aos pontos de alimentação: poderão ser utilizadas áreas da própria JMJ Lisboa 2023 e restaurantes, ou outros pontos de alimentação de parceiros externos. Para permitir uma utilização tranquila em todos os pontos de alimentação, está a ser desenvolvido um sistema que permita aos peregrinos levantarem e/ou efetuarem a sua refeição independentemente do parceiro escolhido.

A cozinha portuguesa será um dos pontos centrais nas ementas. No que diz respeito a regimes alimentares específicos, a organização procurará abarcar a maior diversidade de regimes alimentares possível.

Para peregrinos com alergias alimentares, e não sendo possível garantir individualmente uma dieta adaptada a todos, estamos a tentar construir opções que não contenham na sua composição os principais alergênios.

Transportes
A cidade de Lisboa e as áreas que a rodeiam têm um bom sistema de transportes públicos que será peça fundamental nas deslocações durante a JMJ Lisboa 2023.

Estamos a trabalhar com os parceiros de mobilidade no sentido de oferecer uma proposta de valor para todos os peregrinos, de forma a que a utilização de todos os meios de transporte seja fácil e tenha em consideração os picos de utilização, as opções mais ecologicamente sustentáveis e a capacidade instalada na cidade.

Segurança e Saúde
A prestação de cuidados de Saúde está prevista nos principais locais de dormida, no local das Catequeses e nos diversos locais de eventos, de acordo com a dimensão dos mesmos. Em vários locais vai poder encontrar tendas de primeiros socorros, estruturas de apoio médico e de enfermagem e, nalguns casos mais específicos, vão existir “hospitais da Jornada” com apoio diferenciado em articulação com as entidades nacionais.

Nos Eventos Centrais estamos ainda a preparar equipas de voluntários que estarão nos diversos sectores a prestar apoio, evitando que os peregrinos se desloquem.

Covid-19
Esta JMJ é a primeira Jornada pós Covid-19. Neste sentido, e ao longo da preparação da JMJ Lisboa 2023, continuamos a acompanhar a situação epidemiológica em articulação com as autoridades nacionais de saúde pública.

Seguro
Todos os Pacotes de inscrição incluem um seguro de acidentes pessoais durante o período da Jornada. Oportunamente, divulgaremos mais informação.

Centros de Informação e Inscrição
Durante a JMJ Lisboa 2023, existirão centros de informação e ajuda espalhados pelos principais pontos da cidade e nos principais eventos. O objetivo é que todos os peregrinos possam saber onde podem pedir ajuda, sempre que precisarem e tenham sempre um voluntário por perto para dar todas as informações necessárias.

Durante toda a JMJ Lisboa 2023 existirá ainda um Centro de Acolhimento ao Peregrino, que será o ponto de referência principal na cidade para todos os temas mais complexos e que precisem de uma resposta mais personalizada.

da redação com informações lisboa2023.org

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email