Organização da JMJ 2011 dá algumas dicas sobre o transporte público na Espanha

Organização da JMJ 2011 dá algumas dicas sobre o transporte público na Espanha

Os principais momentos da JMJ serão celebrados no município de Madri, e recomenda-se que se utilize o transporte público para acesso aos locais, sem custos adicionais para aqueles peregrinos que se inscreveram com os Pagamentos JMJ de 3 e 7 dias.


Como chegar a Madri a partir do aeroporto internacional de Barajas?

Para quem chega a Madri de avião, o acesso mais rápido é pela linha 8 de Metrô, que conta com duas estações no aeroporto: as estações “Aeroporto T1-T2-T3” e “Aeroporto T4” (final de linha). Além disso, há duas linhas de ônibus, as linhas EMT (101 e 200) mais conhecida como linha expresso. Em qualquer destas opções, o tempo de deslocamento até ao centro da cidade é algo em torno de 30 e 45 minutos. Se você optou por “Tarifário Turístico” ou “Tarifário JMJ”, não terás que pagar a tarifa extra do Aeroporto de 1,00€ (um euro), no Metrô. No serviço expresso da EMT, não são válidos os tarifários, e o custo do bilhete é de 2,00€ (dois euros).


Quais meios de transporte público existem Madri?

Madri dispõe de uma rede de transportes públicos de alta qualidade que facilitará a mobilidade dos peregrinos durante a JMJ. Além disso, há, em Madri, uma série de centrais de transportes estrategicamente situadas que permitem um deslocamento rápido com diversos meios de transporte.

Os meios de transporte que podem ser utilizados são:
– Metrô
– Metrô Expresso e Tranvia
– Ônibus urbanos de Madri (EMT)
– Trens de curta distância: Cercanías-Renfe (trens controlados pela empresa Renfe)
– Ônibus interurbanos
– Ônibus urbanos em outros municípios

Atenção:
Para conhecer os trajetos, estações e percursos mais apropriados ao seu roteiro, consulte o Plano de Transportes de Madri (cada peregrino receberá dentro da mochila), disponível aqui.

Como se deslocar em transportes públicos durante a JMJ?

– Todos os peregrinos inscritos na JMJ disporão de um Passe para os Transportes feito especialmente para a JMJ.
– O Passe de Transportes JMJ será válido para 3 ou 7 dias a partir da primeira utilização, pelo período assinalado de 3 ou 7 dias, e não poderá ser utilizado depois da data limite de segunda-feira (22 de Agosto). Será válido para a zona tarifária T, que compreende os serviços de transporte público de todo o território da Comunidade de Madri e em todos os meios integrados no CRTM (Metrô, Metrô Expresso, Cercanías-Renfe, EMT, ônibus urbanos e ônibus interurbanos).

Atenção:
abonotransporteO Passe JMJ é um documento pessoal e intransferível. Não o perca, porque a organização da JMJ afirma que não será responsável pela reposição dele.
Não se esqueça de indicar, no verso do cartão (ver imagem), o teu número de BI ou passaporte. (Ver instruções na folha anexa ao cartão).

Cada vez que utilizar o transporte público, o cartão deverá ser validado nas máquinas autenticadoras que estão na entrada das estações de Metrô e Cercanías-Renfe (em algumas estações o cartão deverá, também, ser autenticado na saída) e nos ônibus ou metrôs expressos.


Recomendações:

16 a 19 de Agosto:

•Na cidade de Madri, utilize o transporte público. Não se desloques em veículo particular.

•Mantenha sempre bem seguros os seus pertences, muito especialmente durante os trajetos no transporte público.

•Para facilitar a entrada e saída dos meios de transporte, lembre-se de dar a preferência a quem sai dos veículos.

•Procure não ficar junto das portas de entrada do veículo de transporte.

•Se você for em grupo, ande sempre com o seu responsável e leve sempre à mão o número de telefone dele.

•Preste atenção às mensagens visuais e avisos sonoros dos sistemas de transporte.

•No centro histórico de Madri, as distâncias são pequenas. Se os meios de transporte estiverem cheios, procure outro ponto de parada próximo que tenha menos procura. Se você estiver no centro da cidade, pode chegar às celebrações que se organizem na zona de Cibeles-Colón a pé.

•Nas celebrações de Cibeles-Colón, é provável que sejam fechadas as estações de metro de Cibeles e Colón, assim como a de Recoletos em Cercanías–Renfe, por causa das medidas de segurança. Procure organizar a sua viagem pensando em outra estação próxima e com tempo suficiente.

•Consulte os horários de encerramento dos transportes nos painéis informativos das estações para facilitar a volta ao seu lugar de alojamento, sobretudo se estiver alojado fora da cidade de Madri.

Atenção:
Informe-se previamente sobre os meios de transporte e rotas mais convenientes. Pergunte no alojamento, nos CECAPs ou nos pontos de informação das centrais de transporte. Para mais informações, há:
• Call center (902 2011 08)
• www.madrid11.com
www.crtm.es
• Telefone de informação de transporte público: 012

Cuatro Vientos – 20 e 21 de agosto

• Os ônibus e veículos particulares não poderão circular nas proximidades do recinto. O acesso à base aérea de Cuatro Vientos se dará por transporte público ou a pé. A distância desde a “Puerta del Sol” a “Cuatro Vientos” é de sete quilômetros e, em duas horas, é possível que se realize o percurso, caminhando por uma série de ruas e parques bem arborizados. As estações de Metrô e Cercanías (trens suburbanos, controlados por empresas diferentes) mais próximas de Cuatro Vientos são Aviación Española (Metrô, linha 10) Las Águilas (Cercanías, linha C-5), La Peseta (Metro, linha 11), Aluche (Metrô, linha 5, e Cercanías, linha C-5), a partir de onde haverá um serviço de ônibus da EMT (Serviço Especial). Todas estas estações estão situadas a menos de 30 minutos (a pé) do local. A estação de Cuatro Vientos (Metrô e Cercanías), não dará acesso ao local da Jornada e, por isso, não se recomenda o seu uso. Consulte os itinerários recomendados pela organização.

•Confirme a zona em que você se situará. Veja a porta de acesso ao recinto mais próxima e procure chegar pela estação de Metro ou Cercanías mais próxima da porta de acesso.

•Não leve nada mais do que o imprescindível. Se você vai em transporte público e vai levar mochila, tire-a das costas e coloque-a aos seus pés.

•Calcule o tempo que precisará para chegar até Cuatro Vientos tranqüilamente. Leve em consideração que existirá uma grande aglomeração no transporte público, assim como na entrada.

Siga sempre as indicações dos serviços de ordem e mobilidade.

•Para agilizar a circulação dos trens, não entre no veículo enquanto um apito estiver tocando nem quando um carro estiver cheio de passageiros. Nesses casos, permaneça junto às portas de acesso e espere pelo seguinte.

•Ao final das celebrações de Cuatro Vientos, seja paciente na espera e colabore para facilitar a saída do local da celebração.

 

Por Madrid11

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email