O YOUCAT e a JMJ no Ano da Fé

O YOUCAT e a JMJ no Ano da Fé

Uma sinalização interessante para a juventude nesse tempo é o YOUCAT, nosso Catecismo Jovem. Na Nota com Indicações Pastorais para o Ano da Fé, o Cardeal William Levada, quando ainda Prefeito nos animou quanto à oportuna utilização do YOUCAT para esse tempo que se inaugura.  “O Ano da Fé poderá ser uma ocasião para uma referência oportuna à utilização de bons instrumentos catequéticos, como por exemplo, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ou como o YOUCAT”, conclui o Prefeito Emérito da Congregação da Doutrina da Fé. Essa indicação somada ao prefácio do Papa no YOUCAT é um importante sinal que nos aponta como viver bem esse ano.

Vivemos hoje a “new evangelization”, e o YOUCAT é considerado pelos teólogos e jovens iniciadores um importante instrumento para a formação e evangelização dos nossos jovens nesse “continente digital”. Não se trata apenas de um livro qualquer, porque ele é “cativante e fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós” como bem nos disse o Papa. Uma vez que fomos cativados, somos impulsionados a caminhar ao encontro daqueles que ainda não encontraram o sentido de suas vidas: Jesus de Nazaré.

Mas não caminhamos sozinhos. Ao contrário, somos peregrinos em comunhão. Aprendemos juntos. O YOUCAT foi oficialmente apresentado ao mundo em uma JMJ pra nos recordar que sozinhos não conseguimos dar mais que dois passos. Viver e anunciar aquilo que cremos são dois ofícios que reclamam a necessidade que temos uns dos outros. Esse é o segredo de jovens do mundo inteiro saírem de seus países, suas culturas para encontrarem-se na JMJ. Esse é o grande mistério que nos atrai e nos fascina. Não sem razão é que na mesma Nota Pastoral para esse ano, o Cardeal nos recorda que “A próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 oferecerá uma ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja”.

Que nesse percurso do Ano da Fé como peregrinos da JMJ, “indo e fazendo discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), descubramos juntos o rosto de Jesus de Nazaré em cada página do YOUCAT.  Ele é como um campo que esconde um verdadeiro tesouro. “Ele apresenta-nos a mensagem do Evangelho como uma «pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo”, como tão bem nos disse o Papa. Que a Graça de Deus seja o nosso auxílio nessa bonita caminhada que começamos a fazer.

Da Equipe do Youcat

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email