O sucesso para um cristão é a fé

O sucesso para um cristão é a fé

IMG_0929

O encontro, que termina neste domingo, conta com a presença de meninos e meninas de 16 anos em diante, de cidades como Brasília, Belém, São Paulo, Jundiaí, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, dentre outras. A ideia surgiu quando alguns membros do movimento da capital discutiam qual seria a melhor maneira de testemunhar os valores cristãos na sociedade, e adequar o modo como as pessoas se dirigem ao sucesso profissional comparado à plenitude cristã.

 

O sábado começou com uma meditação sobre a Assunção da Virgem Maria, comemorado hoje no Brasil, dirigida por uma consagrada. Ela destacou qualidades de Nossa Senhora como ˜a mulher de mais sucesso na terra” e, ao mesmo tempo, alguém que viveu sua vida com fé, humildade e generosidade e fez o público refletir sobre o que Cristo espera dos jovens. Após a abertura, uma profissional especializada em coach (treinamento), Ana Carolina Ayres, especialista em estratégia e desenvolvimento humano iniciou sua palestra ao afirmar que “não existe gente incompetente, senão no lugar errado˜. Além disso, ela citou o tempo, a paciência e o esforço como os melhores meios para alcançar o que se sonha. “Hoje, o maior mal do mundo é a comparação e esquecemos que somos únicos, ou seja, não há como ser igual a outras pessoas, a artistas ou celebridades. Todos têm problemas, mas precisam sempre dar o máximo de si mesmo para alcançar o sucesso que Deus pensou para cada um˜, disse.

 

Para Hugo Teixeira, 31 anos, paulista e um dos apresentadores do evento, a oportunidade de ter um encontro com esse tema anima cada um a viver os valores da Igreja Católica, dentro da profissão. ˜É admirável ver tantos jovens reunidos refletindo como colocar sua fé em prática no dia-a-dia˜, lembrando que muitas vezes, o sucesso na nossa sociedade é banalizado e associado apenas à questão financeira. Mas, nesse encontro, temos a oportunidade de avaliar todos os aspectos do indivíduo e entender que o sucesso tem sua raiz em um encontro pessoal com Cristo, pois só Ele é capaz de dar uma vida em plenitude em todos os campos de nossas vidas˜.

 

Em seguida, um médico, com formação em odontologia e ortopedista, o professor José Eduardo Pires Mendes, pela primeira vez, falou das duas palavras que compõem o tema do encontro em uma só palestra. ˜Foi um desafio, mas muito gratificante”. Além de citar alguns princípios para o sucesso, como a fé, atitudes positivas, paz, auto disciplina, saúde e sempre pensar e sonhar alto. Ao encerrar sua apresentação, ele utilizou uma frase de Santa Teresa D`Ávila: ˜Deus dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, força, para mudar tudo que pode e deve ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra˜.

 

Após cada palestra, os jovens questionaram e tiraram dúvidas sobre os temas apresentados, e participaram de uma mesa redonda em que os temas foram discutidos. Após o almoço, a psicóloga especialista em mediação de pessoas, Cristina, mostrou imagens e vídeos ao público de cenas que aparentam ser algo, distintos da realidade e definiu as palavras-chaves do encontro em dois aspectos. ˜Para mim, o sucesso na vida, depende da boa relação e da fortaleza da família, do diálogo, da amizade, e da fé em Cristo, claro˜, enfatiza.

 

Um sacerdote também falou para o público junenil. O padre Antônio Rivera, Legionário de Cristo, focou a oração como o melhor meio para alcançar sucesso e fé. ˜Para que o jovem consiga força para dar testemunho no mundo, precisa rezar e estar com Cristo. O Evangelho é nosso maior guia, e o sucesso para a vida é conhecer Jesus Cristo. E precisamos dar a ele coisas boas, e não as sobras, assim como fazemos com um amigo quando vai jantar em nossas casas˜, compara.

 

No intervalo do congresso, alguns representantes do movimento do Rio de Janeiro aproveitaram para convidar os jovens à Jornada Mundial da Juventude, ano que vem, em sua cidade. Luiz Flávio Azevedo, 24, carioca, ressaltou que o congresso é um tempo necessário para reajustar os critérios, metas e planos de vida. ˜É muito importante falar de conceitos que representam anseios da alma e do homem, e que maior exemplo de sucesso na fé que tantos jovens que constroem experiências maravilhosas nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), de como o sucesso em sua vida ou vocação dependeu de uma participação em uma JMJ, quantos conheceram, cresceram e professaram sua fé nas mesmas ocasiões. Essas reflexões nos remetem ao sentido de nossas vidas e que momento mais fundamental para isso do que estar ao lado do Papa e de milhões de jovens?˜, indaga.

 

De Belo Horizonte, Débora Leal, 23, o congresso tem sido uma motivação a mais para a missão que cada um tem diariamente. ˜Ao conviver com jovens que compartilham os mesmos ideais e receber formação humana e espitirual, me sinto fortalecida para viver com mais convicção minha fé˜. Após as apresentações, todos estiveram em adoração por meia hora e participaram da Santa Missa. 

 

Por Amandda Souza, da Equipe Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email