O Sínodo e a proposta de opção pelos jovens!

O Sínodo e a proposta de opção pelos jovens!

Toda a Igreja escolheu se ocupar com o tema dos Jovens!  (Foto: Jovens Conectados)

Caros jovens, paz e bem.

O Sínodo dos Bispos aprovou o documento final. Estamos muito felizes. Durante todo o processo sinodal, participamos ativamente, fizemos várias emendas, muitas sugestões ao documento final. Com o tempo vamos contando mais detalhes.

Bastante emocionado, ressalto dois números de emendas que fiz e foram aprovadas. As emendas foram apresentadas no plenário do sínodo na quarta-feira, dia 24.  O texto final foi votado no dia 27 de outubro.

A proposta de opção pelos jovens foi assinada por 32 padres sinodais, entre eles 8 cardeais e  os Bispos do Brasil. Foi a emenda que mais recebeu assinaturas:

1. A opção pelos jovens:

Número 119 – “Toda a Igreja, no momento em que neste Sínodo escolheu se ocupar com o tema dos jovens, fez uma OPÇÃO bem precisa: considera esta missão uma PRIORIDADE PASTORAL EPOCAL e nela deve-se investir tempo, energias e recursos financeiros.”

2. A Igreja, reconhecendo a diversidade dos mundos juvenis, acolhe oficialmente o termo JUVENTUDES:

Número 10 – “…Existe uma pluralidade de mundos juvenis, tanto que em alguns países se tende a utilizar a palavra “gioventù” “al plurale” –   “juventudes.”

Alegremo-nos, AS JUVENTUDES são opção de toda a Igreja Católica, e nesta OPÇÃO deve-se investir tempo, energias e recursos financeiros. Novamente digo, Estamos muito felizes!

Deus seja louvado.

Dom Vilsom Basso, SCJ

Bispo de Imperatriz – MA

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email