O mensageiro: São João Batista

O mensageiro: São João Batista

Marcado pelas festas, arraiás e quermesses, o mês de junho é um dos mais festivos no Brasil. E estas festas estão ligadas aos santos juninos: São Pedro, Santo Antônio e São João.

Dentre estes santos, o último tem características particularmente importantes. Foi o grande precursor de Cristo. Aquele que, como o próprio Jesus anuncia, é o mensageiro enviado à Terra antes do Filho do Homem para preparar o Seu caminho, como está anunciado no Antigo Testamento.

24 de junho

O dia 24 de junho foi escolhido como a data de celebração da Natividade de São João Batista, pois João nasceu seis meses antes de Jesus. Logo, como celebra-se o dia 24 de dezembro como a véspera da chegada do Menino Jesus, a mesma data seis meses antes é dedicada a João. É também o único santo que tem também solenidade na data de martírio no calendário litúrgico, o dia 29 de agosto.

O envio

Filho de Zacarias e Isabel, que era prima de Maria, João foi o único apóstolo parente de sangue de Jesus. Seus pais já tinham idade avançada para conceber uma criança e sua mãe era estéril. Mas o anjo Gabriel apareceu ao seu pai no Santuário do Senhor, durante o oferecimento do incenso e disse a Zacarias sobre a profecia e anunciou o nome da criança, que seria João. Seu pai duvidou do anjo e ficou mudo até o dia em que iam circuncidar o nome da criança.

Desde o ventre, João já demonstrava a sua missão na Terra. Durante a visita de Maria à prima Isabel, como relata a Sagrada Escritura por meio dos evangelhos, ao chegar, cumprimentou-a com uma saudação e a criança se agitou no ventre de sua mãe, que se encheu de Espírito Santo, dizendo a Maria “bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre”.

O cumprimento

João cresceu nos desertos, onde preparou a vinda do Messias. Batizava todos aqueles que se arrependiam de seus pecados nas águas do Rio Jordão, mas quando foi questionado sobre ser ele o próprio Messias, disse “Eu batizo vocês com água, mas está vindo alguém mais forte do que eu. Não tenho o direito de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele batizará vocês com o Espírito Santo e fogo” (Lc 3,16). Algum tempo depois Batizou Jesus no Rio Jordão e viu o Espírito Santo descer do céu em forma de pomba e tomar seu corpo.

O martírio

Na época em que viveu João Batista, o tetrarca Herodes mandou prender João a pedido de Herodíase, que era esposa de seu irmão Felipe. João disse à ela que não era digna de ser esposa, já que casou com Herodes sendo casada com Felipe. Porém Herodes tinha medo de mandar matar João, pois acreditava que ele era santo e justo e gostava de ouví-lo na prisão.

Foi no aniversário de Herodes, quando a filha de Herodíase dançou durante o banquete preparado aos magnatas do rei em comemoração, que ele concedeu à jovem que fizesse qualquer pedido e atenderia, mesmo que fosse parte de seu reino. A jovem, a pedido da mãe, pediu a cabeça de João Batista num prato. Triste e sem ter como se esquivar, o rei pediu que um executor trouxesse a cabeça do santo, que chegou conforme foi pedido pela menina.

Por: Camila Ribeiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email