O dia em que Maria disse Sim!

O dia em que Maria disse Sim!

A data, 25 de Março, marca o início da primavera nas terras de Nazaré, pequena vila de Belém, onde morava a jovem Maria. Temente a Deus, sempre obediente ao Senhor, Maria estava prometida a José, um jovem que também se dispunha em tudo, fazer a vontade de Deus. Mas, neste dia, neste precioso dia, Maria recebe uma visita singular, que mudará não somente sua vida, mas a história da humanidade inteira.

Certamente estava ela em meio aos seus afazeres, por meio dos quais sempre glorificava o Senhor. Sua quietude é então interrompida por uma presença graciosa. Vê Maria o arcanjo Gabriel diante dela. Quantas perguntas não devem ter se alojado em seus pensamentos? Escuta então a saudação de Gabriel: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo!”. E daí por diante, Maria se põe a ouvir a mensagem do anjo. Quando escuta que conceberá um filho, questiona: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?”, a que recebe como resposta: “O Espírito virá sobre ti e a sombra do altíssimo te cobrirá…”. Maria então compreende que Deus tudo fará Nela e por meio Dela, em toda a humanidade.

Após ouvir toda a mensagem do anjo, a Virgem de Nazaré oferta ao mensageiro de Deus, o mais sublime de todos os consentimentos: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra!”. O Céu se rejubila, a humanidade se enche de esperança, tudo se fará novo, pois naquele dia, Maria disse Sim.

O dia em que celebramos a anunciação do Senhor (25 de Março) é o dia em que recordamos a misericórdia de Deus pela humanidade, pois quis nela habitar e assim salvá-la, e também é dia de contemplarmos a força do Sim de Maria, pois por este assentimento, como vai nos dizer São Leão Magno, “a humildade foi acolhida pela majestade, a fraqueza pela força, a mortalidade pela eternidade”.

A vida da jovem de Nazaré mudou completamente após a visita do anjo. E por causa de sua adesão ao projeto de Deus, nossa vida também foi modificada. Uma só resposta, trouxe para os homens e mulheres de todos os tempos, a Salvação. Por ter sido redimida de seus fardos e suas culpas,  toda a terra sempre se recordará com alegria e gratidão, o dia em que Maria disse Sim!

Por Maurício Lucena, da redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email