O dia em que Maria disse Sim!

A data, 25 de Março, marca o início da primavera nas terras de Nazaré, pequena vila de Belém, onde morava a jovem Maria. Temente a Deus, sempre obediente ao Senhor, Maria estava prometida a José, um jovem que também se dispunha em tudo, fazer a vontade de Deus. Mas, neste dia, neste precioso dia, Maria recebe uma visita singular, que mudará não somente sua vida, mas a história da humanidade inteira.

Certamente estava ela em meio aos seus afazeres, por meio dos quais sempre glorificava o Senhor. Sua quietude é então interrompida por uma presença graciosa. Vê Maria o arcanjo Gabriel diante dela. Quantas perguntas não devem ter se alojado em seus pensamentos? Escuta então a saudação de Gabriel: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo!”. E daí por diante, Maria se põe a ouvir a mensagem do anjo. Quando escuta que conceberá um filho, questiona: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?”, a que recebe como resposta: “O Espírito virá sobre ti e a sombra do altíssimo te cobrirá…”. Maria então compreende que Deus tudo fará Nela e por meio Dela, em toda a humanidade.

Após ouvir toda a mensagem do anjo, a Virgem de Nazaré oferta ao mensageiro de Deus, o mais sublime de todos os consentimentos: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra!”. O Céu se rejubila, a humanidade se enche de esperança, tudo se fará novo, pois naquele dia, Maria disse Sim.

O dia em que celebramos a anunciação do Senhor (25 de Março) é o dia em que recordamos a misericórdia de Deus pela humanidade, pois quis nela habitar e assim salvá-la, e também é dia de contemplarmos a força do Sim de Maria, pois por este assentimento, como vai nos dizer São Leão Magno, “a humildade foi acolhida pela majestade, a fraqueza pela força, a mortalidade pela eternidade”.

A vida da jovem de Nazaré mudou completamente após a visita do anjo. E por causa de sua adesão ao projeto de Deus, nossa vida também foi modificada. Uma só resposta, trouxe para os homens e mulheres de todos os tempos, a Salvação. Por ter sido redimida de seus fardos e suas culpas,  toda a terra sempre se recordará com alegria e gratidão, o dia em que Maria disse Sim!

Por Maurício Lucena, da redação do Jovens Conectados.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email