Nova edição do “ao seu lado” e participação na assembleia dos bispos são destaques da reunião da Comissão da Juventude

Nova edição do “ao seu lado” e participação na assembleia dos bispos são destaques da reunião da Comissão da Juventude

Durante o último fim de semana, nos dias 16 e 17 de março, a Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), abriu suas portas para receber os membros da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, composta pela coordenação da Pastoral Juvenil e pela equipe de comunicação (Jovens Conectados). O destaque do encontro foi a preparação da participação da comissão na Assembleia Geral dos Bispos, que será realizada em abril e que tem a juventude como um dos temas prioritários, além da atualização do plano trienal de evangelização das juventudes, o “ao seu lado”.

O encontro dos jovens ocorreu após a reunião dos bispos referenciais para a juventude de todos os regionais da CNBB. Clique aqui para saber mais

A prioridade da comissão é animar e incentivar os processos de evangelização das juventudes católicas em todo o país, englobando diversas expressões paroquiais, congregações, Pastorais da Juventude e novas comunidades. A equipe atua na articulação, convocação e proposição de orientações para as inúmeras atividades do calendário nacional.

A reunião contou com a presença do bispo da Diocese de Imperatriz (MA) e presidente da comissão, Dom Vilsom Basso, do bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), ; Dom Darley José Kummer, e do bispo de Humaiatá (AM), Dom Antônio Fontinele de Melo,  integrantes da comissão, e do Padre Antônio Gomes, SDB, assessor interno. Na oportunidade, os presentes receberam ainda a visita de Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, que agradeceu a todos pelo empenho e os encorajou na missão.

Durante o encontro, foram apresentados os novos membros da equipe de comunicação Jovens Conectados, profissionais que generosamente aceitaram servir na evangelização da juventude: Ana Júlia, de Campo Maior (PI); Raylson Araújo, de São Paulo (SP); Thais Helena, de Sobral (CE); e Vinicius Luna, de Garanhuns (PE).

A programação encerrou-se na manhã de domingo, 17 de março, com a Santa Missa presidida por Dom Vilsom Basso. Os bispos e o Padre Antônio proferiram palavras de agradecimento aos jovens representantes pela presença e os incentivaram a prosseguir com o projeto de evangelização.

Assembleia Geral dos Bispos

Com o tema “Desafios e luzes para a evangelização das juventudes no Brasil”, a juventude terá destaque na próxima Assembleia Geral dos Bispos, encontro que acontecerá em abril no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Durante o final de semana, dois jovens da comissão foram selecionados para levar aos bispos a mensagem da juventude, compartilhando suas alegrias, dores, oportunidades e desafios. No encontro, a partir da contribuição de todos os presentes, os jovens iniciaram a construção do texto que será lido aos bispos.

“Ficamos muito felizes com a oportunidade de estar na assembleia por toda juventude do Brasil. Podemos, junto com os bispos, dedicar ainda mais a nossa atenção àqueles que são o agora e o futuro da nossa Igreja. Na elaboração do texto da participação, ressaltamos a importância do protagonismo dos jovens, a formação, o pastoreio, a unidade, e ressalto aqui a questão do legado e da vida em santidade que acredito ser de extrema importância para impulsionar do engajamento dos jovens na nossa igreja. Contamos com a torcida e oração de todos para que a nossa participação na Assembleia geral, seja muito frutuosa e que possamos juntos, colher desses frutos”, explica o seminarista Patrick José, jovem que representa as novas comunidades na comissão.

Equipe Jovens Conectados

 

Jovens representantes das expressões juvenis

 

Cuidar para que os jovens tenham vida em abundância

O Grupo de Trabalho “Cuidar da Vida” foi um dos destaques do encontro e está contemplado na nova edição do “ao seu lado”. O projeto consiste em levar formação e luz para uma temática considerada tabu, mas é a segunda causa de mortes entre os jovens: o suicídio. Os dados são alarmantes. Segundo uma série histórica levantada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aproximadamente mil crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 19 anos, tiram suas próprias vidas a cada ano no Brasil na última década. Com encontros de formação em todos os regionais da CNBB no país, o trabalho consistirá na formação de agentes que possam articular e disseminar o conhecimento em suas realidades.

Para o jovem Jonathan Igor da Silva, representante das juventudes de congregações na comissão e psicólogo por formação, através do projeto, a Igreja, “Mãe Amorosa de todos”, estende seu olhar, sua escuta e seus braços àqueles que sofrem em sua saúde mental ao ponto de se verem vítimas do suicídio.

“Se o suicídio hoje se constitui uma das maiores causas de mortalidade entre os jovens, a Comissão Episcopal para a Juventude deseja promover a vida formando agentes pastorais com teoria e técnica para salvar a todos, na prevenção e pósvenção ao suicídio, frente a uma realidade cotidiana em que todas as expressões juvenis lidam com tal desafio”, explica o jovem.

 

Os games e a tecnologia à serviço da evangelização

Uma das grandes novidades do projeto “Ao Seu Lado” é o Grupo de Trabalho de Gamificação, uma forma de dinamizar a evangelização permeando as novas tecnologias e suas oportunidades. O trabalho está sendo realizado com a Universidade Católica de Brasília (UCB), que possui um laboratório de programação de jogos e aplicativos.

Para Tuane Krupek, jovem representante dos Grupos Paroquiais e membro do grupo de trabalho, a Gamificação na Evangelização vai muito além de criar jogos que apresentaram o evangelho em uma linguagem criativa e jovem como é o universo dos games, mas busca gerar aprendizagem significativa.

“O aprendizado, como apresenta o psiquiatra americano Wiliam Glasser, pode saltar de 10% quando apenas lemos, ou 20% quando apenas ouvimos, para 80% quando fazemos ou 95% quando ensinamos aos outros. Por isso, estamos em conjunto com a UCB iniciando o processo de criação de jogos que têm por objetivo a evangelização, e que certamente irão engajar não apenas as nossas juventudes, mas pessoas de todas as idades”, conta.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email