No Acre, Setor Juventude apresenta projeto #Rota300 e celebra 30 anos do DNJ

No Acre, Setor Juventude apresenta projeto #Rota300 e celebra 30 anos do DNJ

Jovens durante a Missa do DNJ. Foto: Setor Juventude

Jovens durante a Missa do DNJ. Foto: Setor Juventude

A chuva que caiu em Rio Branco (AC) no domingo, 1° de novembro, não foi motivo para desanimar os mais de 200 jovens que saíram em missão para o maior bairro habitacional do Acre, a Cidade do Povo, para celebrar os 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Desde as primeiras horas da manhã, os jovens partiram de suas paróquias, após um café da manhã compartilhado, em ônibus direto à Cidade do Povo onde visitaram as famílias para momentos de oração e benção das casas.

O evento contou também com a presença de jovens dos municípios de Bujari e Porto Acre, que puderam conhecer as diversas situações vividas pelas pessoas do bairro, partilhar um pouco de histórias emocionantes e realizar orações.

O DNJ em Rio Branco foi encerrado com a Missa presidida por padre Mássimo Lombardi que destacou sobre a força da juventude na diocese e parabenizou pelo dia de missões. “Todos os jovens aqui estão de parabéns, porque mesmo com chuva, não desistiram e seguiram até o fim com as missões”, enfatizou.

Durante a Missa, a jovem Yara contou sua experiência de pela primeira vez participar de visitas missionárias: “Para mim foi uma experiência maravilhosa! Acho que todos os jovens deveriam participar de uma missão assim”. Com a chuva, ela conta que precisou permanecer em umas das casas até a chuva diminuir. Com isso, juntamente com os demais missionários ajudaram a dona da casa pois começou a molhar dentro da residência. “Nós tivemos que ajudá-la a mudar algumas coisas de lugar, colocar baldes, porque começou a molhar dentro. A casa dela é bem simples e humilde”, finalizou.

Após a Missa, os jovens seguiram para a praça da juventude. Mesmo com chuva, se reuniram em duas salas da praça onde tiveram a exposição das expressões juvenis de seus projetos e ações no trabalho pastoral, louvor, apresentações e orações. Animados pela Banda Sacramix, os jovens dançaram e se divertiram ao som de músicas católicas e pastorais.

De acordo com a coordenadora do Setor Juventude da Diocese de Rio Branco, Aurinete Souza, as expressões juvenis escolheram um ótimo lugar para celebrar o DNJ pela alta vulnerabilidade social que possui o bairro Cidade do Povo. “As expressões juvenis que compõem o Setor Juventude importante para um dia de missão nas mais de  100 casas visitadas. Sem dúvida, cada expressão deixou sua marca em cada atividade. Os jovens do conjunto Cidade do Povo foram convidados a contribuir para a mudança de uma sociedade”, destacou.

Depois do dia de missão, a coordenadora exaltou também a importância da Missa e das apresentações para os jovens do bairro. “Na missa, a alegria e o renovo para continuar numa peregrinação de divulgação do amor e da misericórdia de Jesus na vida de cada pessoa que ali esteve presente. No show e nas apresentações dos diversos grupos, as palavras cantadas com grande incentivo para uma cultura de paz. Todas as expressões juvenis estão de parabéns, tanto na capital como em várias paróquias do interior do estado, como a de Boca do Acre, que realizará o DNJ no próximo dia 21 de novembro”, finalizou.

Apresentação do projeto #Rota300. Foto: Setor Juventude.

Apresentação do projeto #Rota300. Foto: Setor Juventude.

Espaço #Rota300

O projeto #Rota300 também teve seu espaço e foi apresentado aos jovens com o objetivo de despertá-los a conhecer mais sobre este caminho de preparação para os 300 anos de Aparecida, em 2017. A partir dos três eixos pastorais do projeto, os jovens puderam descobrir que, além dos preparativos para 2017, também é preciso fortalecer o Setor Juventude da diocese e envolver os demais jovens em ações de missão e assessoria. A exposição do projeto foi o primeiro contato de alguns jovens com o projeto #Rota300 que deve ser abraçado pela juventude durante os próximos anos.

DNJ no interior

Em Acrelândia, onde a Pastoral da Juventude realizou também o DNJ com uma programação de dois dias, os jovens se divertiram com os louvores e apresentações de teatro e coreografia durante o sábado. Segundo a coordenadora Paroquial da Pastoral da Juventude (PJ), Jaqueline, outros grupos também participaram do evento na cidade que teve momentos de palestras e louvores no domingo. “O DNJ aqui foi muito bom. Tivemos a participação dos grupos de Vila Campinas e Extrema. Começamos o dia com a Missa, tivemos palestras com seminarista Antonio e com o diácono Miranda, louvor com a Banda Angelus e encerramos as atividades com o Ofício Divino da Juventude”, relatou.

Mais fotos podem ser vistas no Facebook do Setor Juventude de Rio Branco.

Por Kelvin Pinho, Setor Juventude Diocese de Rio Branco (AC)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email