Natal sedia celebrações dos 50 anos da Campanha da Fraternidade e Encontro Nacional de Jovens

Natal sedia celebrações dos 50 anos da Campanha da Fraternidade e Encontro Nacional de Jovens

Natal sedia dois eventos nacionais e um regional, nesta semana. Dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, acontecem a comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade – CF e o lançamento nacional da CF 2013.  De 14 a 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, haverá o encontro com coordenadores nacionais de pastorais e movimentos que trabalham com a juventude. O encontro é organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

De 14 a 16, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, acontecerá encontro com lideranças jovens, das 21 dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Nesta quinta-feira (14), a programação do lançamento da CF 2013 e da comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade será desenvolvida no município de Nísia Floresta, local onde aconteceu a primeira Campanha da Fraternidade, no ano de 1962. Na sexta-feira, durante o dia, a programação será desenvolvida no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, e, à noite, na Catedral Metropolitana. Esta programação contará com a presença do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro; e bispos do Regional Nordeste 2, além de assessores da CNBB.

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS 50 ANOS E LANÇAMENTO NACIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Dia 14.02.2013 (quinta-feira)

Nísia Floresta:

. 14h30 – Acolhida, em frente ao ‘baobá’, no centro de Nísia Floresta, ao Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, e demais bispos.

. 15h – Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta

. 17h – Visita à comunidade rural Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade.

. 19h – Show com o Grupo Cantores de Deus, de São Paulo, na Comunidade Timbó.

Em Natal:

. 20 h – Inauguração da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo. É uma homenagem do Governo do Estado ao criador da Campanha da Fraternidade, Dom Eugênio de Araújo Sales, falecido em 9 de julho de 2012.

Dia 15.02.2013 (sexta-feira)

Centro de Convenções de Natal:

. 8h30 – Abertura do Seminário “Igreja: fundamento de fraternidade”.

– Lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude”.

.9h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Primeira Fase (1966-1972)” – Palestrante:  Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.

. 9h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Segunda Fase (1973-1984)” – Palestrante: Professor Otto Santana (então pároco de Nísia Floresta, quando da criação da CF).

. 10h15 – Coffee break.

. 10h45 – Palestra: “Campanha da Fraternidade na sua Terceira Fase (1985-2013)” – Palestrante:  Pe. José Adalberto Vanzella, ex-assessor da CNBB para Campanha da Fraternidade.

. 11h15 – Palestra: “Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude” – Palestrante: Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista – SP).

. 12h15 – Almoço

. 14h30min – Mesa redonda

Expositores:

– Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude,  da CNBB. Tema: Fraternidade e Juventude

– Padre Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese de Natal. Tema: O jovem e a violência no Brasil e especialmente em Natal

– Alex Bastos, da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil e Presidente Nacional da Juventude Franciscana. Tema: A inquietação existencial do jovem e a busca pela dimensão espiritual.

–  Fernando Geronazzo de Souza, Coordenador Nacional do Grupo Jovens Conectados, membro da Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB. Tema: Juventude e comunicação.

. 16h – Palestra:  “Eis-me aqui, envia-me!” – Palestrante Padre Fábio de Melo.

. 17h30 – Encerramento do Seminário.

Catedral Metropolitana de Natal:

. 19h – Missa

. 20h – Vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação da cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

. 22h30 – Encerramento da Vigília.

ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS

Cerca de cem jovens de vários estados do Brasil se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, de 14 a 17 de fevereiro. Será o encontro dos responsáveis nacionais pelas pastorais e movimentos juvenis, acompanhados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB

Cerca de cem jovens, de vários estados do Brasil, se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 14 a 17 de fevereiro. Será o encontro dos responsáveis nacionais pelas pastorais e movimentos juvenis, acompanhados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O encontro contará com a presença dos três bispos que compõem a Comissão: Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); e Dom Vilson Basso, de Caxias (MA); além dos assessores da CNBB, Padre Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos do Prado e do Grupo Jovens Conectados.

Durante o encontro, haverá o lançamento do novo documento da Igreja Católica, no Brasil,  sobre a evangelização da juventude. Na sexta-feira, à tarde, os jovens participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de  Convenções, e, à noite, da missa e da vigília, na Catedral Metropolitana.

O Encontro também é uma preparação para a Semana Missionária, que será realizada em todas as dioceses do Brasil, de 16 a 20 de julho deste ano, e da  Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Será a primeira vez que a CNBB reunirá, em único local,  coordenadores de todas as expressões juvenis da Igreja Católica.

ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS

Coordenadores diocesanos de pastorais juvenis, do Regional Nordeste 2, da CNBB, se reunirão no Centro Pastoral João Correia de Aquino, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, no período de 14 a 16 deste mês. O encontro começará na quinta-feira, 14, à noite. No dia 15, pela manhã, os participantes estudarão o tema da Campanha da Fraternidade 2013, que é a juventude. À tarde, participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de Convenções, na Via Costeira. À noite, o grupo irá à Catedral Metropolitana, para participar da missa e da vigília. No sábado, 16, a pauta do Encontro será a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que acontecerão no mês de julho.

A reunião contará com a participação do assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, no Regional Nordeste 2, Padre José Tadeu Rocha, da Diocese de Palmares (PE).

O Nordeste 2 é formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

COLETIVA COM A IMPRENSA

A Arquidiocese de Natal convida a imprensa para participar do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 e de uma entrevista coletiva, que acontecerão na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Centro de Convenções, Via Costeira de Natal. O momento também faz parte das comemorações dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, cuja origem foi na Arquidiocese de Natal.

NatalLançamento nacional da Campanha da Fraternidade:

Data: 15 de fevereiro de 2013

Hora: 8h30

Local: Centro de Convenções – auditório Mórton Mariz

 

Coletiva de Imprensa

Data: 15 de fevereiro de 2013

Hora: 10 horas

Local: Centro de Convenções – sala Baía Formosa

Entrevistados:

1) Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner;

2) Presidente da Comissão para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro;

3) Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Pauta: Campanha da Fraternidade: história, resultados e tema de 2013 (j

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email