Nas Filipinas, papa oferece três conceitos-chave aos jovens

Nas Filipinas, papa oferece três conceitos-chave aos jovens

AP2717532_Articolo

Integridade, solicitude e cuidado. A reflexão do Papa convida a juventude a aceitar os desafios mantendo as convicções, defender o meio ambiente e dar atenção aos mais necessitados. Sobre a integridade, Francisco instigou os jovens a não se deterem ao sentido negativo da palavra, exatamente porque “pode ser desafiada por interesses egoístas, pela ganância, pela desonestidade ou pela intenção de manipular os outros”, advertiu o Papa.

Integridade

“O termo ‘desafio’ pode ser entendido também em sentido positivo. Pode ser visto com um convite a ser corajoso, a dar um testemunho profético da própria fé e de tudo que se crê e considera sagrado. Neste sentido, o desafio da integridade é algo com que vocês precisam se confrontar nestes tempos e nas suas vidas”, completou.

Protetores

O Papa prosseguiu seu pensamento alertando os jovens para a necessidade de se proteger o meio ambiente. “Não apenas porque as Filipinas, mais do que outros países, corre o sério risco de ser afetada pelas mudanças climáticas”, mas como cidadãos responsáveis e seguidores de Cristo, esclareceu Francisco. “O correto uso e gestão dos recursos naturais é uma tarefa urgente, para a qual os jovens podem contribuir de maneira particular e muito importante. Vocês são o futuro das Filipinas, demonstrem interesse por tudo o que acontece na sua belíssima terra”, exortou o Papa.

Atenção aos necessitados

O terceiro e último – e mais importante – conceito que alicerça a reflexão de Francisco aos jovens é o cuidado aos pobres. Não importa se tem-se muito ou pouco a doar, “cada um é chamado a estender a mão pessoalmente e servir nossos irmãos e irmãs mais necessitados”, disse o Papa. “Há sempre alguém perto de nós que está em necessidade: material, psicológica ou espiritual. O maior presente que podemos dar é nossa amizade, a nossa ternura e zelo, nosso amor por Cristo”, arrematou o Pontífice.

Por: Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email