Missão Jovem 2017: Inscrições abertas para os jovens de todo o país

Missão Jovem 2017: Inscrições abertas para os jovens de todo o país

Você é apaixonado por Missão? Quer fazer uma experiência nova de anúncio? Então você não pode ficar de fora da Missão Jovem 2017 da CNBB! Neste ano, a MJ será realizada na Diocese de Caxias (MA), de 01 a 10 de Dezembro. A inscrição pode ser feita no site jovensconectados.org.br/missaojovem, até o dia 20 de novembro.

As vagas, a príncipio, eram destinadas para jovens indicados pelos setores diocesanos de juventude. Mas durante esta semana, jovens participantes das diversas pastorais, comunidades, congregações e dos movimentos poderão se inscrever na Missão Jovem.

Para quem já se inscreveu…

Viajar em missão sempre traz muitas dúvidas e questionamentos: Como vai ser lá? O que eu tenho que levar? E o transporte? E a comida? Para ajudar a você que estará na MJ 2017, o Jovens Conectados traz algumas dicas para a preparação da Viajem. Quem esclarece estas dúvidas é Ilmara Compasso, jovem da diocese de Caxias e que está trabalhando na organização da MJ 2017.

Viagem e Translado: A orientação que a gente passa para os missionários é que possam comprar as suas passagens para o aeroporto de Teresina (PI),  que é o mais próximo da cidade de Caxias (MA), ele fica apenas a 70 km da cidade. Chegando no aeroporto, nós oferecemos toda uma estrutura com a equipe de jovens que irá receber os missionários e encaminhá-los aos micro-ônibus destinados a cidade de Caxias. Este trajeto será por conta da diocese. 

Acolhida e hospedagem:  Ao chegarem em Caxias os jovens ficarão no nosso Centro de Formação, “Centro de Treinamento João Paulo II”, e aqui eles estarão sobre nossa inteira responsabilidade. Chegando aqui, as nossas equipes de acolhida os trarão para o centro e eles permanecerão conosco até a Missa de envio, que acontece no dia 2, às 18 horas, na Catedral de Caxias. Também no dia 2, as paróquias que irão receber os missionários os conduzirão aos seus pontos de missão. Os jovens missionários ficarão hospedados em casas de famílias, que estão prontas para recebe-los. Estas famílias já foram cadastradas pela organização da MJ, nós temos todas as informações dessa família, como endereço, telefone, conhecimento dos membros da família,  a localização da casa, qual é o percurso que o missionário vai fazer enquanto estiver naquela casa, enfim,  tudo para assegurar a integridade física do nosso Missionário.

Realidade missionária: Nós temos uma população grande em nossa Diocese, nós somos 23 paróquias e mais duas diaconias, e todas elas estão prontas para receber os missionários. Eles devem vir preparados porque eles vão encontrar de tudo, de comunidade ribeirinha a cidades quilombolas, de resquícios de tribos indígenas em uma das nossas paróquias. Nós temos em nossa região conflitos de terra que são histórico, mas que não influenciam na caminhada e no trabalho missionário da Diocese. Aqui nós temos a Fazenda da Esperança masculina, temos um projeto social que é o Centro Educacional São Francisco que atende quase 200 crianças carentes da cidade de Caxias,  temos o “Inázaki”, que é um projeto da nossa coordenação diocesana da pastoral do idoso, que trabalha com material reciclável, então são inúmeras realdades que eles vão encontrar. Muitos também experimentarão a condução em “pau-de-arara”, que é comum em algumas das cidades de nossa Diocese. São diversas realidades que eles vivenciarão ao longo desses dias de missão, os maiores detalhes eles experimentarão na missão mesmo.

Não espere mais! Faça hoje mesmo a sua inscrição para a Missão Jovem 2017 e se lance nesta experiência de servir e anunciar!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email