Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens em Caruaru (PE)

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens em Caruaru (PE)

???????????????????????????????

Mais de 3 mil jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) de todos os estados do Brasil foram a Caruaru (PE) no último fim de semana (21 a 23) para viver o Encontro Nacional de Jovens 2014 (ENJ). Com uma programação diversa de espiritualidade, formação, música e encontros de diversas realidades juvenis, o evento foi oportunidade de novos chamados à vivência do evangelho e envios para novas ações evangelizadoras e missionárias pelo país.

Momentos

Desde a sexta-feira, a juventude pode viver diversos momentos marcantes na programação, destaque para pregações, shows, celebrações, oração e formações. O coordenador nacional do Ministério Jovem do Brasil (MJ), Fernando Gomes foi responsável por duas pregações.

A primeira com o tema “Sentinelas da manhã, ontem e hoje em vista do futuro”, uma retomada da moção da vivência do projeto de Deus segundo proposta de São João Paulo II para os jovens, assumida pela juventude carismática desde 2007 e caminho frutuoso na vida dos jovens. A segunda pregação foi “Introdução à Teologia do Corpo”, abordagem sobre a afetividade e sexualidade humana a partir dos estudos do “Papa dos jovens” em suas catequeses na década de 80 que tem dado conteúdo impactante na evangelização do MJ.

A presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, abordou o tema do ENJ, “Completai minha alegria permanecendo unidos”, onde abordou a vivência do amor de Deus na vida pessoal e comunitária como meio de unidade e perseverança na fé, levando assim a cultura de Pentecostes pelo mundo.

A quarta pregação, com o tema “Sentinelas da manhã, um caminho de discipulado”, ficou com o articulador do MJ no Nordeste, Gleyvison Cunha (MA). Ele trabalhou a dinâmica de Jesus ao chamar, preparar e enviar os discípulos em missão pelo Evangelho, tendo a juventude como chamados a ser discípulos para serem enviados pelo Mestre Jesus.

Na tarde de sábado aconteceram seis workshops com foco formativo, com temas como: “A pessoa do Líder” – Lucimar Mazieiro (SP);  “Ideologia de Gênero” – prof. Felipe Nery (SP); “Projeto de Vida Pessoal” – Wiliam de Paula (MG); “Discernimento do estado de vida” – Lucimar Maziero;  “Defesa da vida e da família” – prof. Felipe Nery; e “Namoro” – André Amaral (SP) e Gleyvison Cunha (MA).

As duas noites do ENJ foram embaladas pela música católica de Jakeline Mia (PE), Antônio Alves (GO) e Diego Fernandes (SC).

Presenças

O ENJ contou também com importantes presenças eclesiais e leigas para ajudar e prestigiar o evento. Os bispos diocesanos de Caruaru (PE), Dom Dino, e de Palmares (PE), Dom Henrique Soares, junto ao padre Carlos Sávio, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, presidiram as Missas de abertura e fechamento do ENJ.

Gilberto Gomes Barbosa, presidente mundial da Frater (Fraternidade Católica, fundada pelo Pontifício Conselho para os Leigos, organização para as novas comunidades), também esteve presente para viver o evento com a juventude.

Experiências

“Esse ENJ entrou para a história, pela organização e nível de maturidade das reflexões que foram feitas, chamaram os jovens a um comprometimento ainda maior com o Evangelho e a abraçarem a sua vocação de sentinelas da manhã na Igreja e no mundo. Vamos priorizar o aprofundamento desses temas abordados junto às bases para que cheguem a mais jovens. A alegria no ENJ foi contagiante, influenciado pela presença marcante de inúmeros jovens nordestinos que eram a maioria no encontro,” avaliou Fernando Gomes.

“Como caruaruense, posso falar que fiquei muito feliz em receber tantos jovens do Brasil inteiro juntos no mesmo propósito: servir ao Senhor e evangelizar através da unção do Espírito Santo,” contou Nayara Sobral, Caruaru (PE).

“Fiquei muito feliz em saber que o Ministério Jovem tem tratado com muita seriedade e sem medo de assuntos como Ideologia de Gênero e toda a cultura de morte,” destacou Gabriel Morais, Feira de Santana (BA).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email