Minas e Espírito Santo se preparam para a JMJ

Minas e Espírito Santo se preparam para a JMJ

Este ano, após o Encontro dos Responsáveis Diocesanos pela Evangelização da Juventude, com a presença dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padres Sávio e Toninho, foi dado o impulso necessário para os preparativos para a JMJ Rio 2013, além do pensar a pastoral juvenil no regional.

A semana missionária será realizada em todas as (arqui)dioceses. E o trabalho de muitos aponta para bonitas realizações e maior consciência missionária de nossas Igrejas. As equipes estão sendo formadas e o desenho em cada diocese já se faz ver. O desejo de todos é que o esforço realizado para aproveitar o entusiasmo causado pela Jornada se reverta em um trabalho pastoral que valorize os pequenos grupos e atividades nas paróquias e comunidades. Mais que um evento, o momento em que vivemos de preparação deve se reverter em reaproximação do mundo juvenil propondo o encontro com Jesus Cristo.

Que os próprios jovens, em seus diversos carismas e formas de segmento possam ser os atores principais de toda essa articulação. Esse pensamento tem como fundamento o fato que o melhor promotor da evangelização do mundo juvenil é o próprio jovem. 

A maioria das (arqui)dioceses serão “Dioceses de acolhida”. O povo mineiro e capixaba abre as portas para acolher os jovens missionários e peregrinos. Serão 23 dioceses, que além de realizar a Semana missionária, contará com a presença de peregrinos estrangeiros.

O Dia Nacional da Juventude, por todos os cantos já faz raiar a vida de Cristo e anima as comunidades no sentido de abrir o coração aos jovens. 
Ano que vem a parte final da peregrinação dos ícones da JMJ, que passará pelas províncias de Vitória, Pouso Alegre e Uberaba, e ainda a Campanha da Fraternidade que já se alinha como momento de despertar de toda Igreja para a realidade da juventude.

O acompanhamento regional acontece a partir de um plano de metas que ajuda a visualizar os passos de cada diocese e priorizar as realidades com mais desafios. No atual estágio, estamos colhendo a partir de instrumento de trabalho composto pela CEPJ, avanços, desafios e sugestões apresentados pelas dioceses para o pós JMJ Rio 2013.

Para dar suporte a tudo isso foi constituída uma equipe especial de comunicação para a JMJ Rio 2013, composta de membros de diversos segmentos eclesiais que une forças para acompanhar e dar suporte às dioceses.

Por: Pe.Sebastião Correa, assessor eclesiástico da PJ Leste 2

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email