Mensagem do Reitor-Mor aos jovens na festa de Dom Bosco

Mensagem do Reitor-Mor aos jovens na festa de Dom Bosco

angelfernandezartime

Confira a mensagem do Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, na festa de Dom Bosco, aos jovens de todas as Presenças Salesianas do Mundo:

Meus queridos jovens.
Vocês já se encontraram com o olhar de Jesus, o Senhor?

Meus queridos jovens de todo o mundo salesiano, queridas jovens e queridos jovens: recebam minha saudação de amigo, de irmão, de pai – em nome de Dom Bosco –, ao fazer-me presente ‘batendo às portas de suas vidas’, na festa do nosso Amado Dom Bosco.

Há alguns dias, o Papa Francisco escrevia uma carta aos jovens para a apresentação do documento que servirá de preparação à XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos a ser celebrado em outubro de 2018. No início dessa carta, o Papa dizia: “eu quis que vocês estivessem no centro da atenção, porque os tenho no coração”. Posso garantir-lhes que eu mesmo sei, por experiência pessoal, o que significa trazê-los no coração e desejar-lhes todo o bem, embora em muitos casos ainda não tenhamos podido nos cumprimentar pessoalmente.

Sabem de uma coisa? Muitas vezes, quando me encontro com jovens do mundo e devo falar-lhes, gosto de pensar que é o que Dom Bosco, em nome de Jesus, gostaria de dizer-lhes.
Mesmo ciente de que é grande a diversidade entre vocês, de acordo com os países e continentes em que vivem, a diversidade das culturas, a diversidade das visões de quem, com seus estudos universitários, se prepara para a vida; e que é muito diferente a realidade de quem tem meios humanos e econômicos para realizar as próprias potencialidades e a realidade de outros jovens que possuem oportunidades muito menores etc., os seus jovens corações sempre têm muito em comum, são muito parecidos apesar das diferenças e, por isso, posso dizer-lhes alguma coisa a todos, independentemente de onde se encontram.
Minha mensagem hoje está em total sintonia como o que lhes pediu algumas vezes o Papa Francisco: “Eu confio em vocês, jovens, e rezo por vocês. Ousem ir contracorrente”.

São muitos os adultos que confiam plenamente em vocês. Eu sou um deles, meus queridos jovens, e os incentivo a serem valorosos em suas vidas. Incentivo-os a terem a força de ir ‘contracorrente’ quando o apelo à fidelidade, a vocês mesmos e a Jesus, ressoar com força no interior de seus corações.

O mundo de hoje precisa de vocês. Precisa de grandes ideais, que são próprios da sua juventude e dos seus sonhos juvenis. O mundo precisa, mais do que nunca, de jovens cheios de esperança e fortaleza, que não tenham medo de viver, de sonhar, de buscar uma profunda e verdadeira felicidade, aquela pela qual Deus habita em seus corações. Jovens que se sintam atraídos pelo compromisso e sejam capazes de se comprometerem e amar “até doer”, como disse certa vez Madre Teresa de Calcutá, hoje santa. Jovens capazes, a partir de seus compromissos, de dar o próprio tempo e dar-se a si mesmos.

Existem também muitos jovens ‘cansados, entediados ou desencantados’, ou que simplesmente nunca se entusiasmaram com nada, jovens muito fracos e frágeis; por isso, precisam de outros jovens, de vocês, que falando da vida e com a mesma linguagem vital, mostrem-lhes que há outros caminhos e possibilidades; jovens que os ajudem a entender realmente que fugir dos desafios da vida nunca é uma solução, e que, também como verdadeiros ‘discípulos-missionários’, os ajudem a descobrir Jesus em suas vidas e a crer n’Ele. Um Jesus que, certamente, ‘não lhes vende fumaça”, mas oferece Vida, daquela autêntica, da sua, Ele mesmo.

Queridos jovens, creio que uma coisa tão simples como esta Dom Bosco poderia dizer-lhes neste 31 de janeiro de 2017, com palavras e linguagem de hoje, assim como também lhes diz o Papa na carta mencionada: “Não tenham medo… Um mundo melhor constrói-se também graças a vocês, ao seu desejo de mudança e à sua generosidade. Não tenham medo de ouvir o Espírito que lhes sugere escolhas audazes, não hesitem quando a consciência lhes pedir que arrisquem para seguir o Mestre”.

Desejo, de todo o coração, que isso aconteça para vocês. Arriscar sempre que se trate de Jesus e de Deus Pai em suas vidas. Nunca lhes faltará a sua Presença por meio do Espírito e será garantia segura do seu caminho humano de felicidade.

Com verdadeiro afeto, cumprimento-os desejando-lhes uma feliz festa de Dom Bosco e a proteção sempre materna de nossa Mãe Auxiliadora.

Ángel Fernández Artime, sdb
Reitor-Mor

A carta do Reitor-Mor está disponível no sítio sdb.org, e a vídeo-mensagem em ANSChannel.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email