Manaus é eleita sede do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ)

Manaus é eleita sede do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ)


As terras amazonenses receberão a juventude brasileira para o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) na cidade de Manaus. A definição foi feita durante a última reunião da Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (PJ), realizada em São Leopoldo/RS, do dia 7 a 10 de março.

A Arquidiocese de Manaus apresentou o projeto para a acolhida e organização da atividade que deverá acontecer em janeiro de 2015, reunindo centenas de jovens e assessores oriundos de todas as regiões brasileiras. “A Coordenação Regional e Arquidiocesana da PJ sonharam juntas a vontade de sediar o 11º ENPJ e acreditam que esse acontecimento é de pertença de todo regional, não somente dos jovens da PJ, mas de toda a Igreja. E é dessa forma que estamos refletindo e dialogando, na certeza de que o grande puxirum que fará acontecer o ENPJ aqui nas terras sagradas dos Manaós com frutos, flores, peixes e farinha”, afirma a carta de apresentação da candidatura, assinada pela Coordenação Arquidiocesana da PJ de Manaus e do Regional Norte 1.

“A Igreja da Amazônia tem muito o que nos ensinar. Ela carrega um poço de mística da qual necessitamos beber”, afirma a jovem Janaina Dantas Sales, Coordenadora Nacional da PJ pelo regional Nordeste 2. Vinícius Borges, membro da coordenação nacional da PJ pelo Regional Leste 2, reitera a importância da energia da Amazônia para alimentar a fé: “estar na Amazônia para o décimo primeiro encontro da PJ é momento de reafirmar nosso compromisso com as causas que acreditamos, especialmente a natureza, que sofre com a violência, assim como muitos de nossos jovens”.

O projeto conta com apoio do Presidente da CNBB do Regional Norte 1, Dom Roque Paloschi, bispo da Diocese de Roraima; do Secretário Executivo da CNBB do regional Norte 1, Pe. Zenildo Lima; e do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani. Segundo Dom Sergio, a “juventude é sempre importante e deve ser prioridade. Juventude é futuro, mas é, sobretudo, o presente da sociedade e da Igreja.”

Encontros Nacionais
A PJ realiza seus Encontros Nacionais a cada três anos, com representação de jovens de todas as dioceses em que houver trabalho articulado de PJ. É um espaço para troca de experiências, reflexão da caminhada e apontamentos de pistas para a ação. Sua preparação e animação são de responsabilidade da Coordenação Nacional de Jovens e da Comissão Nacional de Assessores.

A edição anterior (décima) da atividade aconteceu no interior do Paraná, na cidade de Maringá, com o tema “Somos Igreja Jovem” e contou com a presença de mais de 800 jovens e assessores de todas as regiões brasileiras.

Fonte: http://www.pj.org.br/noticias/1622

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email