Mais de 400 jovens participam de evento do Setor Juventude de Belém

Mais de 400 jovens participam de evento do Setor Juventude de Belém


Os jovens da Arquidiocese de Belém (PA) se encontraram em 10 de março para vivenciar um momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ): o Jovens.com. O evento, promovido pelo Setor Juventude Arquidiocesano, reuniu mais de 400 pessoas de várias comunidades, movimentos e pastorais que puderam louvar e participar de palestras e de formações sobre o Ano da Fé, a Campanha da Fraternidade 2013 e sobre o YOUCAT, o Catecismo Jovem da Igreja Católica, que cada participante recebeu ao se inscrever.

“Não é possível ser cristão sem ser discípulo missionário”. Com essa afirmação convidativa, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, abriu o encontro Jovens.com, pedindo que todos repetissem o gesto de levar o YOUCAT ao coração, acolhendo-o como um presente, para em seguida mostrá-lo (oferecendo-o), simbolizando o discípulo que leva o que tem aos outros.

Em entrevista, o arcebispo lembrou que a Campanha da Fraternidade 2013, por exemplo, não é uma homenagem aos jovens, mas uma forma de chamá-los à missão, sobretudo, a partir do lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8): “É para fazer os jovens missionários, afim de que eles cheguem à Jornada Mundial da Juventude e aceitem o convite de Jesus e da Igreja, que é o ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, frisou.

O Jovens.com foi o primeiro grande evento promovido pelo Setor Juventude depois deste ter sido criado. Mas, de acordo com o responsável pelo setor, padre Rangel Campos, há outras atividades sendo organizadas e previstas para a juventude de Belém: “Em maio, apesar de ainda não estar amadurecida a ideia, estamos querendo fazer um segundo Bote Fé, sem toda a grandiosidade do outro, mas um momento em que também possamos convidar todos os jovens a estarem presentes venerando a cruz do Cristo e sempre fazendo referência à JMJ. Outro evento seria a Semana Missionária, que acontecerá na semana que antecede a JMJ no Rio de Janeiro. Esse será um grande momento de evangelização para a juventude de Belém”, destaca. Ainda, segundo padre Rangel, a Semana Missionária em Belém seria de 15 a 18 de julho, e provavelmente se concentrará toda na Ilha de Mosqueiro.

“Nós que temos a missão de evangelizar a juventude nos sentimos muito felizes em estar desenvolvendo nossa missão”, afirmou a coordenadora geral da Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju), Heloísa Daou, que participou do encontro.

O Setor Juventude não encerrará suas atividades após a JMJ, ao contrário, continuará nas atividades fixas da arquidiocese e com eventos próprios. De acordo com Dom Alberto, a Igreja de Belém tem planos para a sua juventude: “Fortalecer o Setor Juventude, trabalhar para que esses jovens sejam efetivamente missionários, porque os melhores missionários junto dos jovens são os próprios jovens”, afirma.

O Jovens.com encerrou com uma missa presidida por Dom Alberto, que na sua homilia lembrou que o mau que o filho pródigo da parábola fez, morreu num abraço, convocando todos a serem portadores desse abraço amoroso e misericordioso de Pai aos outros.

Por Comunicação Caju

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email