Lançamento do Docat: o sonho de Franciscus

Fotos: Maria Emilia Duarte e Diego Brandão - Jovens Conectados

Fotos: Maria Emilia Duarte e Diego Brandão – Jovens Conectados

O dia 23 de novembro foi especial para a Juventude do Brasil. A tarde foi marcada pelo lançamento do Docat às comissões episcopais da CNBB e a noite aos leigos e juventude.

 

Respondendo aos anseios do Papa Francisco a Igreja do Brasil acolhe a doutrina social da Igreja com um novo olhar voltado aos jovens, DOCAT ou como a juventude acolheu “O sonho de Franciscus”. Para Dom Murilo Krieger vice presidente da CNBB, a iniciativa só tem a somar com o trabalho de evangelização que é proposto a sociedade, a doutrina já existe há anos entretanto sua nova linguagem proporciona uma igreja inclusiva, para todos, para qualquer idade. Durante a tarde a sede da da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acolheu o livro e conheceu o projeto que faz parte da fundação Youcat. Christian Lerman diretor executivo da YOUCAT Foundation contou sobre os processos de criação desses leituras e o porquê da necessidade de ter a linguagem jovem, segundo o diretor o plano de Deus é para todos e precisamos tomar pose disso.

Com muita alegria a igreja católica quer que o DOCAT no Brasil atenda e responda o chamado do Papa. As 12 comissões episcopais se comprometeram mais uma vez com o projeto para nosso país.

Coube ao assessor da comissão episcopal para a Juventude, Pe. Toninho apresentar o site e ações do DOCAT no Brasil. A partir de agora o domínio www.jovensconectados.org.br/docat será o canal pelo qual acompanharemos as ações e materiais relacionados a doutrina da igreja católica. Uma das abas do navegador conta com um mapa em que será alimentado e divulgará como os jovens em todo Brasil colocam o Docat em ação. No menu interativo seu grupo de jovens poderá enviar fotos e partilhar o sonho do Papa, posteriormente o mapa se unirá com o mapa mundial da fundação YOUCAT.

O Momento celebrativo continuou a noite no colégio dom Bosco, onde mais de cem pessoas entre leigos, religiosos e imprensa foram apresentados ao DOCAT. Com muita ansiedade os representantes do Youcat no Brasil, juntamente com o setor juventude da arquidiocese de Brasília e Pastoral Juvenil proporcionaram uma noite de reflexão sobre o que é o DOCAT e como ele vem somar com os trabalhos que já realizamos em prol da Boa Nova. O bispo referencial para a Juventude, Dom Vilson Bastos deixou um recadinho em vídeo especial!

 

Os presentes também conversaram com o professor doutor de Teologia Cláudio Fonteles (Ex-procurador Geral da República e Prof. de Doutrina Social na FATEO), autor do livro sobre a doutrina social que explanou sobre o rico documento da nossa igreja e completou: “o Docat se faz jovem na linguagem sem perder em nada a essência do evangelho que o documento propõe”.

Os jovens conectados transmitiram todas as ações de lançamento ao vivo por nossas redes, se você quer rever esses momentos nos sigam no Instagram, Snap, Youtube e Facebook. Contamos com vocês para realizarmos juntos o sonho de Franciscus, e por meio do DOCAT sabemos COMO AGIR!

Vem conosco jovem! Juntos somos mais sal e luz nesse mundo!

Por Maria Emília Duarte, Equipe de comunicação Jovens Conectados

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email