Lançado detalhes da viagem do Papa Francisco à Polônia

Lançado detalhes da viagem do Papa Francisco à Polônia

A estrutura do programa da viagem apostólica do Papa Francisco à Polônia (incluindo descrição detalhada dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude) foi apresentada pelo bispo Damian Muskus OFM, coordenador geral da JMJ Cracóvia 2016, durante uma coletiva de imprensa realizada no sábado, 12 de março.

Conforme ressaltado pelo Cardeal Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, o programa é de natureza geral e agora pode ser oficialmente apresentado com muita alegria. Este momento inicia um período de espera muito intensa, a contagem regressiva final para os últimos meses, semanas e dias até a chegada dos jovens e a acolhida ao Santo Padre em Cracóvia.

Confira o que foi apresentado por dom Damian Muskus sobre o programa geral da visita do Papa Francisco à Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude:

Confira abaixo o programa detalhado. Para a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude, clique aqui.
Quarta-feira--27-de-julho---Papa-JMJ

1º Dia (quarta-feira, 27 de julho de 2016)

A visita do Papa Francisco à Polônia começará na tarde de quarta-feira, 27 de julho, quando o avião que traz o Santo Padre pousará no Aeroporto de Cracóvia. No mesmo dia, o Papa Francisco irá reunir-se com o presidente da República da Polônia, funcionários de Estado e bispos poloneses.

À noite, seguindo a tradição iniciada por São João Paulo II quando visitava Cracóvia e mantida pelo Papa Bento XVI, o Papa Francisco aparecerá na chamada Janela Papal da Residência do Bispo, com vista para a rua Franciszkańska, para saudar os jovens.

Este será o seu primeiro encontro com os jovens em Cracóvia. A organização espera que este encontro noturno transforme-se em um ponto de encontro diário durante a visita do Santo Padre à Polônia.

Horários:

16:00 Chegada no Aeroporto Internacional João Paulo II em Cracóvia-Balice
– CERIMÔNIA DE BOAS-VINDAS
17:00 Chegada ao Castelo de Wawel
– REUNIÃO COM AUTORIDADES E O CORPO DIPLOMÁTICO
17:40 VISITA DE CORTESIA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA POLÔNIA
18:30 CATEDRAL DE WAWEL – REUNIÃO COM OS BISPOS POLONESES
– Momento para oração silenciosa diante do túmulo de São Estanislau, onde estão também dispostas as relíquias de São João Paulo II. Veneração do Santíssimo Sacramento na capela atrás do altar.
– Discurso do Santo Padre
À NOITE: PALÁCIO DOS BISPOS DE CRACÓVIA
– Após o jantar, da Janela Papal o Santo Padre saudará os fiéis reunidos na praça em frente ao Palácio dos Bispos de Cracóvia.

Quinta-feira-28-de-julho---Papa-JMJ

2º Dia (quinta-feira, 28 de julho de 2016)

A manhã de quinta-feira será marcada por uma peregrinação do Santo Padre ao Santuário Nacional Mariano Jasna Góra, em Częstochowa. É provável que, em seu trajeto, o Papa visite as Irmãs do Convento da Apresentação e encontre-se com os alunos da escola. Em Częstochowa, na Capela da Madonna Negra, haverá um momento para oração privada. Depois, o Papa celebrará uma missa campal por ocasião dos 1.050 anos de Batismo da Polônia. Vale a pena mencionar que a visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional em Jasna Góra acontecerá no aniversário de 25 anos da memorável Jornada Mundial da Juventude em Częstochowa.

Após o seu regresso para Cracóvia, à tarde, o Papa Francisco irá encontrar-se oficialmente com os jovens de todo o mundo. A cerimônia de acolhida ao Papa será iniciada às 17h30. O tema da acolhida ao Papa na Jornada Mundial da Juventude serão as palavras da mensagem de Francisco: “Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: «Jesus, confio em Vós!» Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”.

“Neste encontro, o Papa Francisco irá falar aos jovens pela primeira vez, o qual será um momento marcante por ter o mundo reunido em um único lugar”, afirma o bispo. A parte musical será dirigida por compositores famosos, que irão dirigir um coral com 300 pessoas e uma orquestra sinfônica formada por 100 pessoas.

Horários:

07:40 Partida para Balice, com uma pausa no CONVENTO DAS IRMÃS DA APRESENTAÇÃO
– As Irmãs desta comunidade, junto com alguns alunos das escolas que elas administram, estarão reunidas na entrada da Capela de São João Batista e São João Apóstolo.
– Momento para oração silenciosa
09:45 Chegada ao MOSTEIRO DE JASNA GÓRA
– Oração na Capela da Imagem Miraculosa
10:30 MISSA pelo aniversário de 1050 anos do batismo da Polônia
– Esta MISSA é um evento de importância nacional, no âmbito do Jubileu de 1050 anos de Batismo da Polônia.
– A área do Santuário pode acomodar cerca de 300.000 fiéis. Os bispos e sacerdotes poloneses irão concelebrar a missa, que terá a presença do Presidente da República da Polônia e das mais altas autoridades do país.
17:00 Entrega das chaves da cidade de Cracóvia e passeio de tram até o Parque Błonia
– Na praça em frente à Residência do Arcebispo, o prefeito de Cracóvia irá entregar as chaves da cidade ao Santo Padre. Jovens com necessidades especiais irão acompanhar o Papa Francisco no trajeto de tram até o Parque Błonia.
17:15 Chegada ao Parque Błonia
– O Papa segue de Papamóvel entre os fiéis. Aproximadamente 600.000 jovens são esperados.

Sexta-feira-29-de-julho---Papa-JMJ

3º Dia (sexta-feira, 29 de julho de 2016)

Na sexta-feira, pela manhã, o Papa Francisco visitará o antigo campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau, onde fará um discurso.

A celebração da Via Sacra terá início às 17h30 no Parque Błonia, conduzida pelo próprio Papa. “O objetivo deste evento tão importante é mostrar aos jovens o significado da Cruz no contexto da misericórdia. Esta ideia será apresentada em uma dimensão prática da misericórdia – as obras de misericórdia corporais e espirituais”, destaca Bispo Damian Muskus. O autor da meditação é o Bispo Auxiliar de Cracóvia, Grzegorz Ryś. O cenário musical terá um caráter único nesta devoção, aprofundando o espírito de reflexão e meditação. A música vai soar como uma paixão combinada com a improvisação do jazz. O tema da noite será “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, que é o tema da JMJ Cracóvia 2016.

Horários:

07:00 MISSA PRIVADA na capela do Palácio do Arcebispo de Cracóvia
09:30 VISITA À AUSCHWITZ
– Este ano marca o aniversário de 75 anos do martírio de São Maximiliano Kolbe. O Santo Padre irá caminhar pelo antigo campo de concentração, atravessando o portão de entrada sozinho. Na entrada do pátio do Bloco 11, o Santo Padre irá encontrar-se com 15 sobreviventes do campo individualmente.
– Oração pessoal na cela do martírio do Padre Maximiliano Kolbe.
10:30 VISITA AO CAMPO BIRKENAU
– O Santo Padre irá seguir de carro desde o portão principal do campo ao longo da linha férrea, até a praça em frente ao Monumento Internacional às Vítimas do Campo, onde cerca de 1.000 visitantes estarão reunidos. Ele irá fazer uma pausa para uma oração silenciosa em frente ao Monumento.
– Encontro individual com 25 “Justos Entre as Nações”
– Discurso do Santo Padre
16:30 Trajeto para Prokocim – VISITA AO HOSPITAL INFANTIL UNIVERSITÁRIO
– Este hospital, um dos mais importantes na Polônia, cuida do tratamento de aproximadamente 200.000 crianças e outras 30.000 crianças internadas a cada ano. Cerca de 50 pacientes infantis estarão reunidos na sala de espera com os seus pais.
– Discurso do Santo Padre
– Visita privada à algumas áreas da enfermaria de emergência do hospital no andar térreo, com o acompanhamento do diretor do hospital e dos pais das crianças.
– Oração na capela do hospital
– Ao fim da Via Sacra, o Santo Padre irá fazer um breve discurso.
– Após o jantar, o Santo Padre irá saudar os fiéis reunidos na praça em frente à Janela Papal.
Sábado-30-de-julho---Papa-JMJ

4º Dia (sábado, 30 de julho de 2016)

Na manhã do sábado, o Santo Padre visitará o Santuário da Divina Misericórdia e a Capela da Irmã Faustina em Łagiewniki. Ele passará pela Porta da Misericórdia e celebrará uma missa com os padres, consagrados e seminaristas poloneses. Após a missa, o Papa fará uma visita ao Santuário de São João Paulo II, onde ele irá confessar cinco jovens: em italiano, espanhol e francês.

Na residência do Arcebispo de Cracóvia, o Papa Francisco almoçará com representantes dos jovens de todos os continentes, incluindo dois poloneses. No total, 12 peregrinos participarão neste encontro.

À noite, às 19h30, começará a Vigília do Papa com os jovens no Campus Misericordiae. A frase deste dia é: “A humanidadde não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina 300).

Para este momento, os líderes da juventude devem ser como os patronos da JMJ Cracóvia 2016: São João Paulo II e Santa Faustina, e o próprio Papa. Seguindo os passos dos patronos, os jovens serão guiados até Jesus, a Fonte de Misericórdia.

Este pensamento será refletido no design do altar: um design muito simples, com o elemento mais importante – a imagem de Jesus Misericordioso. O autor do conceito arquitetônico é o arquiteto polonês Stanisław Niemczyck, chamado “O Gaudi Polonês”. Uma de suas obras é uma igreja da Divina Misericórdia em Osiedle Oficerskie, Cracóvia.

O momento crucial será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília terminará com um concerto de louvor, baseado no Credo, preparado por Adam Sztaba.

Horários:

08:30 VISITA AO SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA EM ŁAGIEWNIKI
– Capela de Santa Faustina Kowalska. As Irmãs da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia estarão presentes junto com jovens que elas assistem. Oração na capela diante das relíquias de Santa Faustina.
08:45 Trajeto de Papamóvel até o SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA
09:00 Passagem pela Porta Santa da Misericórdia
– O Santo Padre irá adentrar o Santuário pela Porta Santa da Misericórdia.
09:15 Liturgia de RECONCILIAÇÃO com a participação da juventude
– O Santo padre irá confessar cinco jovens nos seguintes idiomas: italiano, espanhol e francês. O Papa Francisco é o terceiro papa, depois de São João Paulo II e Bento XVI, a visitar o Santuário da Divina Misericórdia. Mas será o primeiro a ministrar a confissão.
10:30 SANTA MISSA no SANTUÁRIO DE SÃO JOÃO PAULO II com sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas poloneses.
– Cerca de 2 mil pessoas estarão no Santuário, entre sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas poloneses. E 5 mil pessoas fiéis poderão participar da MISSA na praça localizada em frente ao templo.
13:00 ALMOÇO COM OS JOVENS
– O Santo Padre irá almoçar com o Arcebispo de Cracóvia, um tradutor e 12 jovens representantes de diferentes países: um jovem e uma jovem de cada continente, além de um jovem e uma jovem da Polônia.
– Passagem pela Porta da Misericórdia com cinco representantes da juventude
19:30 VIGÍLIA DE ORAÇÃO COM OS JOVENS
Domingo-31-de-julho---Papa-JMJ

5º Dia (domingo, 31 de julho de 2016)

No domingo, 31 de julho, às 10h, no Campus Misericordiae, terá início a Missa de Envio. O encontro será baseado neste tópico: a dignidade universal resultante do Santo Batismo como uma Porta de Misericórdia – o envio de jovens testemunhas da Misericórdia.

A citação escolhida para este dia são as palavras do Diário de Irmã Faustina: “Sempre que quiseres proporcionar-Me alegria, fala ao mundo da minha grande e insondável misericórdia.” (Diário de Santa Faustina 164).

A cerimônia celebrada pelo Santo Padre no domingo é o auge da Jornada Mundial da Juventude. Será enfatizado o significado do Santo Batismo, que é o sacramento que une a todos nós. As promessas de renovação do Batismo serão apresentadas. Durante esta missa, o Papa anunciará o lugar da próxima JMJ.

A obra musical “Missa de João Paulo II” de Henryk Jan Betor será cantada durante a missa, uma peça composta especialmente para a JMJ. Foi escrita inicialmente em latim e será traduzida para outros idiomas. Será um presente da Polônia para o mundo, para ser tocada após a JMJ nas paróquias do mundo todo.

Antes de deixar a Polônia, o Papa Francisco irá encontrar-se com aqueles que são a força motriz e o coração da JMJ – os voluntários de todo o mundo, que servem durante a Jornada Mundial da Juventude, e os voluntários de longo prazo que têm ajudado o Comitê Organizador Local nos últimos meses. No total, são estimados cerca de 25 mil jovens voluntários para a JMJ. Para os voluntários, o encontro com o Papa é uma forma única e inestimável de agradecimento por seus serviços para a JMJ. Este encontro, assim como o encontro com o Comitê Organizador Local e os benfeitores, começará às 17h na Arena Tauron.

Às 18h15, haverá uma cerimônia curta no Aeroporto de Cracóvia, e depois o avião da companhia aérea polonesa LOT levará nosso convidado especial de volta para Roma, na Itália.

Horários:

08:45 Chegada ao CAMPUS MISERICORDIAE
– Bênção dos dois edifícios Caritas: Casa da Misericórdia, para os pobres e idosos e Casa do Pão, um depó de comida para os necessitados
– Passeio entre os fiéis
– O envio dos jovens como testemunhas da Divina Misericórdia. Anúncio da sede e ano da próxima Jornada Mundial da Juventude.
17:00 Chegada na Arena Tauron para o ENCONTRO COM OS VOLUNTÁRIOS DA JMJ e com o Comitê – Organizador Local e seus benfeitores
18:15 Chegada ao aeroporto em Balice (parte militar)
– CERIMÔNIA DE DESPEDIDA DO SANTO PADRE
Estrutura dos Atos

Desktop

De 26 a 29 de julho, os Atos Centrais acontecerão no Parque Blonia, localizado próximo ao centro de Cracóvia. Uma grande estrutura deve receber a Missa de Abertura (terça-feira), a Acolhida do Papa (quinta-feira) e a Via Sacra com os jovens (sexta-feira), também com o Santo Padre. O altar terá 1700m² com uma cruz de 30 metros de altura.

No sábado, os jovens saem em peregrinação para o Campus Misericordiae, cerca de 13 quilômetros de distância do centro de Cracóvia, para participar da Vigília e adoração com o papa no sábado. Lá, encontrarão o segundo altar, com quatro níveis, decorado com imagens dos patronos da JMJ 2016 e uma grande réplica da imagem de Jesus Misericordioso, em uma construção de 6200m². Neste mesmo altar o Papa Francisco presidirá a Missa de Envio e anunciará o local da próxima edição da JMJ.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto polonês Stanislaw Niemczyck.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email