Juventude Missionária realiza missão em Fortaleza/CE

Juventude Missionária realiza missão em Fortaleza/CE

Aconteceu de 13 a 15 de julho, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Manoel Sátiro, a IV Missão de Férias da Juventude Missionária da Arquidiocese de Fortaleza. A Missão envolveu cerca de 100 jovens e contou com a participação de alguns missionários também da cidade de Barbalha, Diocese do Crato.

A Missão de Férias envolveu o clero, seus paroquianos, lideranças da juventude e famílias que acolheram os jovens missionários, num verdadeiro clima de comunidade assumindo a alimentação, locomoção, dormida e vivenciando momentos de partilha da Palavra e espiritualidade em suas residências e nas comunidades da Paróquia Anfitriã. As três comunidades Nossa Senhora das Graças (Matriz), Sagrado Coração de Jesus e São Joaquim realizaram um verdadeiro mutirão de fé, alegria e acolhida para que o objetivo de mais uma missão fosse alcançado: ser jovens missionários, verdadeiros sujeitos eclesiais. Fermento, sal e luz da Igreja.

Na sexta-feira, 13 de julho, após a Missa de Envio, os jovens foram apresentados a suas respectivas famílias, receberam seus kits (Blusa, bolsa, garrafinha, cruscifixo e livro) e após um lanche oferecido a estes jovens missionários recém-chegados, foram para seus novos lares. No sábado, 14 de julho, Oração na Praça Nossa Sra. das Graças às 7h e concentração da juventude para início das visitas missionárias.

Juventude sendo Igreja em saída, seguindo aos apelos de nosso Papa Francisco, nas ruas, casas e estabelecimentos, levando a conhecer o Cristo, reconhecendo e sendo reconhecido no irmão. Em pleno ano dedicado ao laicato, a Missão se fez perceber em meio a protagonismos juvenis dos jovens da Juventude Missionária e de jovens como os da Comunidade São Joaquim, através do grupo de oração e quadrilha Rainha Imaculada, que prontamente acolheu, se doou como guia e levou os jovens a participar também de seus eventos, concretizando assim uma grande evangelização, numa soma de carismas geradora de alegria, fé e conversão.

Na noite cultural no sábado, muita brincadeira, alegria, dinâmica, encontros e reencontros realizados entre membros de diversos movimentos, serviços e pastorais em prol desta realização da juventude. Famílias participando, rezando junto e retornando pra suas casas com seus filhos missionários pra descanso para no dia seguinte, domingo, se dar continuidade ao terceiro e último dia da Missão de Férias.

fo1

No domingo, 15 de julho, às 16h, os jovens acolhidos na Matriz saíram em caminhada até a Capela do Sagrado Coração de Jesus, onde encontrariam os demais jovens missionários para a Missa de Encerramento da IV Missão de Férias.

O jovem Victor Hugo, da comunidade São Sebastião, na Pajuçara, partilhou conosco seu sentimento pós Missão: “Eu acredito que todos estão verdadeiramente realizados, assim como eu estou. Confesso que não foi fácil deixar todo o medo que eu criei, deixar toda a insegurança, mas eu o fiz, eu tive que encarar esse desafio. Ansiedade, nervosismo, e todos os sentimentos negativos ficaram da porta do ônibus pra trás. Assim que eu entrei no ônibus e vi todos vocês, todos com um olhar de esperança, eu percebi ali que naquele momento Deus estava mais do que nunca presente ali naquele lugar e ele ia continuar nos guiando durante todos os dias. E na medida que as coisas iam acontecendo aquilo ia aumentando em mim. Não foi fácil, ninguém disse que seria, nem sempre o outro abre as suas portas, nem sempre eles dão um sim pra gente. Sábado eu percebi que mesmo quando você achar que as coisas estão dando totalmente erradas você não deve desistir, confesso que eu pensei em desistir e não continuar naquele momento, mas eu persisti, continuei seguindo, e na medida que a gente ia mais pessoas iam dando os seus “sins” pra gente, e mais uma vez eu lembrei de todos vocês e lembrei dos seus rostos cheio de esperança e aquilo me fortaleceu e me fortalece sempre. A esperança é o que move a Missão, é o que nos move, nos faz querer mais e mais viver. Saibam que vocês são minha fortaleza, meu lar, meu refúgio. Eu só tenho a agradecer a cada um. Eu amo cada de vocês. Vocês são verdadeiros Jovens Missionários. Vocês são esperança nessa eterna Missão.”

fo3

Viviane Ferreira, que acolheu jovens em sua residência, nos fala de sua experiência: “A Missão de Férias foi um momento de grande aprendizado para nossa família e comunidade. Nos proporcionou a oportunidade de ajudar os jovens em sua missão de tornar Jesus conhecido e amado. A noite cultural, realizada no sábado, foi um momento de integração entre os missionários e as famílias que os acolheram. Nessa noite me encantei mais ainda com a Obra, pois ouvir aqueles jovens se expressando, mostrando seus conhecimentos e suas vivências, foi verdadeiramente gratificante e a certeza que minha filha, que participa da Infância Missionária está no caminho certo.

Que Nossa Senhora, nossa Mãe, Senhora das Graças, Padroeira de nossa Paróquia, interceda por nós, em especial por cada jovem para que continuem sendo verdadeiros discípulos missionários de seu filho Jesus. Que esse ardor missionário nunca se apague. Com o coração alegre e agradecido recebemos as duas jovens em nossa casa. Nossa família aumentou!”

Pe. Gilson Soares, atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Manoel Sátiro), manifestou sua alegria nos contando que: “A IV Missão Jovem de férias realizada em nossa Paróquia do Manoel Sátiro foi realmente destaque. As famílias receberam com muito carinho os jovens, a visitação e a convivência com a nossa realidade, momentos celebrativos, sociais e culturais. Houve um despertar do ardor missionário nos jovens e nas famílias.”

Por Pontifícia Obras Missionárias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email