Juventude Missionária de Pernambuco realiza encontro de articulação estadual

Juventude Missionária de Pernambuco realiza encontro de articulação estadual

unnamed (2)

Esclarecer a metodologia e o carisma dos grupos de Juventude Missionária (JM), ligados às Pontifícias Obras Missionárias (POM). Este foi o objetivo do 2º Encontro de representantes da Juventude Missionária (JM), no Estado de Pernambuco, entre os dias 26 a 28 de setembro. O evento aconteceu na diocese de Garanhuns e contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), o jovem Guilherme Cavalli.

As atividades abriram com uma celebração Eucarística junto à comunidade local. No auditório do Seminário São José, os 46 jovens provenientes de quatro dioceses do Estado se reuniram para a oração de abertura e apresentação dos participantes.

O jovem César Muniz, da arquidiocese de Olinda e Recife, apresentou uma reflexão sobre missão baseando-se no livro do padre Luís Mosconi “A Vida é Missão: uma vida sem missão é uma vida vazia’. Jadson Bezerra, da equipe de articulação estadual da JM explicou o motivo para realização do encontro e Guilherme Cavalli apresentou os objetivos e metas para os dois dias de estudo missionário.

O sábado foi marcado pelo estudo das quatro Pontifícias Obras Missionárias e suas atividades. Outro tema bastante explorado foi a história e carisma da JM e o perfil dos jovens missionários. A metodologia utilizada pelas POM é uma das formas que garante o despertar missionário entre as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para o olhar além-fronteiras.

Guilherme Cavalli continuou a reflexão com intuito de esclarecer dúvidas na criação e animação de grupos da JM e da Infância e Adolescência Missionárias (IAM) nas diversas comunidades com distintas realidades diocesanas. Um momento cultural coroou esse dia de intensa reflexão missionária.

Um dos participantes do encontro, o jovem Victor Bandeira da arquidiocese de Olinda e Recife, expressou que sua presença “foi um momento de muito aprendizado e de ver a JM com outros olhos”, referindo-se ao seu trabalho que vem sendo desenvolvido com um grupo de jovens, fruto da IAM.

Na manhã do domingo, o Terço Missionário fez com que todos voltassem seu olhar missionário para a realidade de cada continente com suas alegrias, dificuldades e esperanças. Um dos representantes da diocese de Pesqueira e membro do Setor Juventude, Lúcio Leydson, comentou que essa foi a sua primeira experiência com JM. “Serviu para ter certeza do que deve ser feito nas suas atividades diocesanas”, comentou.

As atividades do Encontro foram concluídas com a apresentação da Campanha Missionária 2014 – “Missão para Libertar”, onde Guilherme Cavalli motivou todos para a divulgação e envolvimento já que é responsabilidade direta dos membros das POM. Na ocasião, Jadson Bezerra expôs a necessidade de uma equipe estadual de articulação da JM para contemplar as diferentes realidades de Pernambuco.

A equipe ficou composta por André Luís (diocese de Garanhuns), Wallisson Pereira e Laise Menezes (diocese de Nazaré), César Muniz (arquidiocese de Olinda e Recife), Valéria Cintra (diocese de Pesqueira) e Jadson Bezerra (equipe de articulação estadual). Entre os membros, o jovem César Muniz foi escolhido para representar a JM do Estado junto às POM a partir de janeiro de 2015. Segundo ele, o Encontro foi “um passo importante para que a JM cresça e se espalhe, tanto através dos grupos que podem ser implantados, quanto pela divulgação do seu carisma. Essa atividade missionária estimula um estado permanente de missão, não só nos grupos missionários, mas em todos os grupos da Igreja”, declarou César Muniz.

Por: Comunicação JM de Pernambuco

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email