Juventude Missionária da Paraíba realiza encontro

Publicado em 8 de junho de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

Durante os dias 1, 2 e 3 de junho de 2018, na cidade de Patos, aconteceu o ELJUMI – Encontro de Líderes da Juventude Missionária (JM) do Estado da Paraíba (PB) – assessorado pelo Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), o Pe. Badacer Neto. O encontro contou também com a presença de representantes de todas as dioceses do Estado com grupos de JM: Cajazeiras, Patos, Campina Grande e Arquidiocese da Paraíba.

WhatsApp Image 2018-06-03 at 15.23.08 (1)A formação teve como temática principal o estudo e aprofundamento do tema do último Congresso Missionário Nacional “Sinodalidade e comunhão”, e como subtema “Jovens missionários para uma Igreja em saída: sal da Terra e Luz do Mundo”. Na oportunidade, Pe. Badacer conduziu os jovens missionários a partir do evangelho (Mateus 5, 13 – 15) e da metodologia de trabalho da JM (4 áreas integradas) para dialogarem sobre o mundo em que estamos (ver), quem somos (julgar) e o que podemos fazer (agir), fazendo todos refletirem e buscarem respostas sobre três perguntas fundamentais: Como entendemos a sinodalidade na prática? Como avaliamos a comunhão em nossas realidades? Quais os avanços e desafios na perspectiva da igreja sinodal?

WhatsApp Image 2018-06-03 at 15.23.05Após, foi ressaltado pelo Pe. Badacer o fato de Igreja e sinodalidade serem sinônimos, assim como igreja e comunhão são inseparáveis. Somos chamados a “fazer da igreja uma casa e escola de comunhão” (cf. DAp 156 e 188). “Somos convidados à santidade na comunhão e missão”(DAp 136). Ainda para ajudar nas reflexões também ocorreu a breve colaboração do Bispo Diocesano de Patos (PB), Dom Eraldo Bispo da Silva, que basicamente enfatizou: “É no encontro fraterno que percebemos a sinodalidade presente.”

Na programação do encontro, ocorreu um breve passeio missionário para a contemplação das maravilhas da criação de Deus, com uma rápida visita ao um dos pontos turísticos naturais da região do sertão paraibano, conhecido como a Pedra do Tendó, localizado no município de Teixeira – PB, resgatando e endossando também na memória dos jovens uma das temáticas vividas pela Juventude Missionária nos últimos anos: “A cultura do bem viver.”

WhatsApp Image 2018-06-02 at 23.27.08O encontro de líderes também teve caráter eletivo, sendo assim, foram definidas, sob a chancela do Pe. Badacer, as novas equipes de coordenações diocesanas e estadual para o biênio (2019 – 2020), sendo o jovem David, da Diocese de Cajazeiras, o escolhido para ser o coordenador Estadual; e compondo a equipe estadual: Anna Cynthia, para a coordenação na Diocese de Cajazeiras; Romualdo Pereira, para a coordenação da Diocese de Patos – PB; Suelainy, para a coordenação da Diocese de Campina Grande, e Rayane, para coordenar a Arquidiocese da Paraíba. Ao final do encontro, o momento do envio missionário marcou o seu encerramento, através do gesto de entrega da cruz missionária a cada jovem pelo Pe. Badacer, os jovens missionários renovaram sua fidelidade e compromisso permanente com a missão, embalados e motivados ao som e letra cativante da música: “Envia-me, Senhor”.

Por Pontifícias Obras Missionárias, POM

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais