Juventude Marista faz Campanha de doação de sangue

Juventude Marista faz Campanha de doação de sangue

Pensando no convite do Papa Francisco, que nos recorda que o DOCAT é para os jovens um manual para a revolução, uma resposta para a pergunta “O QUE DEVE SER FEITO?”, alunos da Pastoral Juvenil Marista Santa Maria, em Curitiba-PR realizam campanha de doação de sangue. A campanha “meu Sangue Marista” estimula também a doação de medula óssea.

No próximo dia 25 de agosto, a Pastoral Juvenil Marista completa 12 anos. E para comemorar, os alunos e ex-alunos integrantes da pastoral do Colégio Marista Santa Maria fazem, pelo terceiro ano consecutivo, uma campanha de doação de sangue e de medula óssea. Seis bancos de sangue de Curitiba são parceiros da ação e vão receber os doadores até o dia 31 de agosto.

De acordo com Everson Caleff Ramos, diretor geral do Colégio Marista Santa Maria, não só os alunos e ex-alunos do Colégio são mobilizados nesta campanha, mas também suas famílias. “Os jovens de 16 a 18 anos só podem doar acompanhados de seus pais. Queremos estimular essa participação e ver toda a família Marista envolvida na campanha”, reforça.

Como vai a doação de sangue em nosso país?

No Brasil, ao ano, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue. Apenas uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. No total, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta.

Baixa nos estoques

Nessa época do ano, por vários  fatores, inclusive a mudança de estação, as doações costumam diminuir, o que ocasiona uma baixa nos estoques de sangue no Brasil. Por isso a campanha acontece nesse período, para incentivar e fortalecer as doações.

Quem doa?

Do total de doadores, 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O maior percentual está na faixa etária a partir dos 29 anos, com 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42%.

Doadores voluntários

De acordo com relatório divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), menos da metade dos doadores de sangue na América Latina e no Caribe são voluntários. A porcentagem de doadores voluntários de sangue cresceu de 38,5% para 44,1% entre 2013 e 2015 na região, mas ainda está longe de atingir o nível de 100% recomendado pela OMS.

Quer participar da Campanha “Meu Sangue Marista”?

Se você for de Curitiba-PR, as doações poderão ser feitas  no Hemepar, Hemobanco, Biobanco do Hospital de Clínicas (HC) e bancos de sangue da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital Erasto Gaertner e Hospital Nossa Senhora das Graças. As doações irão até 31 de agosto.

A Juventude Marista está dando a largada, e para você jovem, o que deve ser feito?, como recordaremos outros jovens que a nossa principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de ‪‎Fé,‪ Esperança e ‪‎Caridade o mundo, como poderemos transformar todos os espaços em que estamos? O desafio foi lançado!

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários.

Por Valesca Montenegro, com informações da Comunicação da Pastoral Juvenil Marista e Organização Social Mundial da Saúde.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email