Juventude gaúcha avalia atividades e vislumbra iniciativas para os próximos anos

Juventude gaúcha avalia atividades e vislumbra iniciativas para os próximos anos

20150930_171016 (1)No último dia do mês de setembro de 2015 cerca de 20 assessores diocesanos das dioceses gaúchas estiveram reunidos na sede do Regional Sul 3, em Porto Alegre, para avaliar as atividades do projeto #EmMissão, realizado durante os últimos dois anos pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul. Outros dois pontos importantes da pauta foram o Show Bote Fé e os apontamentos para a construção de um novo plano de trabalho para o biênio 2016 – 2017.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3, Ir. Zenilde Fontes, o encontro foi uma bonita experiência de partilha do caminho, da memória e das perspectivas futuras na evangelização da juventude. “Vimos o nosso calendário de 2015 e o que ainda temos pela frente, como, por exemplo, o Bote Fé Estadual e o Dia Missionário, que vai acontecer em Porto Alegre. Serão momentos bonitos de comunhão e integração de toda a juventude católica do Rio Grande do Sul. Por ser um encontro já é uma manifestação de Deus”, destacou Ir. Zenilde.

“No Bote Fé teremos alguns momentos muito importantes, por exemplo, o Caminho da Paz, que vai do Gasômetro ao Anfiteatro Pôr do Sol. Nesta caminhada vamos refletir sobre a importância e a necessidade da paz no mundo que estamos vivendo hoje. Outro elemento comum no Bote Fé é o nosso olhar sensível à realidade dos imigrantes que estão no Estado do Rio Grande do Sul. Em parceria com a Pastoral da Mobilidade Humana do Regional estamos fazendo uma coleta de alimentos e itens de higiene para oferecer aos mesmos, que hoje somam mais de 13 mil no RS. Teremos o momento culminante da Celebração Eucarística, em que na qual vamos celebrar a Vida Religiosa Consagrada. Estaremos lançando o Projeto da Rota 300 Nossa Senhora Aparecida, rumo aos 300 anos da Padroeira do Brasil com a juventude gaúcha. Ainda no evento se apresentarão bandas locais e uma banda nacional”, destacou Fontes.

Os assessores presentes na reunião acompanham o trabalho desenvolvido pelos jovens na sua realidade, a partir dos indicativos do regional. Neste sentido, são fundamentais para garantir a unidade do processo e ajudar a refletir por onde anda e por onde quer andar a evangelização da juventude, tanto em âmbito regional quando diocesanos.

Para o Diácono Permanente, da Diocese de Cachoeira do Sul, Carlos Machado, “a reunião foi bastante produtiva e percebemos grandes conquistas. Olhamos o nosso ontem, uma análise do hoje e, principalmente, uma perspectiva para o amanhã. As trocas de experiências nos deixam muito felizes por saber que estamos dentro de um projeto conforme a proposta da Igreja”, reiterou.

De acordo com o Bispo da Diocese de Cruz Alta e Referencial para a Evangelização da Juventude do Regional, Dom Adelar Barrufi, “tivemos hoje um encontro com a presença de membros das arquidioceses e dioceses do Estado no intuito de avaliar a caminhada do #EmMissão dentro do tempo pós Jornada Mundial da Juventude e vendo a sua culminância com o evento Bote Fé, que vai acontecer em Porto Alegre nos dias 31 de outubro e 1° de novembro de 2015. Já estamos olhando para frente e tentando vislumbrar para onde caminharemos nos próximos anos. Quais são as principais linhas de ação na evangelização da juventude a partir das demandas apresentadas pelos assessores diocesanos. É um caminho bonito que devemos dizer um muito obrigado pelas tantas pessoas envolvidas, por tudo aquilo que foi realizado e ao mesmo tempo temos os desafios próprios da evangelização da juventude”, concluiu Dom Barrufi.

O processo de avaliação do biênio e de construção do próximo, bem como a preparação e organização do Bote Fé, segue no próximo sábado, quando será realizada a reunião com os jovens articuladores e comunicadores de cada diocese.

Por Judinei Vanzeto e Victória Holzbach, Regional Sul 3 da CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email