Juventude e Solidariedade são tema de debate na JMJ

Juventude e Solidariedade são tema de debate na JMJ

A Cáritas Brasileira com apoio da Pastoral da Juventude promove nesta quinta-feira (25), o painel “Juventude e Solidariedade”. A atividade acontece das 15h: 30 às 17h, na Tenda das Juventudes, localizada na Paróquia Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, no Rio de Janeiro (próximo a Estação do Metrô Maria da Graça).

Aberta ao público, a tenda faz parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O local é um espaço de debates e reflexões sobre a realidade juvenil e as políticas públicas voltadas para esse público.

Para palestrar sobre o tema “Juventude e Solidariedade”, foram convidados: Alessandra Miranda, assessora nacional de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira, Erick Guardalo, da Cáritas de Honduras, e Aline Lopes, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP).

Na ocasião, Alessandra Miranda apresentará a experiência de solidariedade desenvolvida pela Cáritas Brasileira junto ao povo haitiano. Os representantes da Cáritas de Honduras e da RENAP abordarão exemplos concretos de experiências focadas na prevenção da violência contra os jovens.

Na programação também está prevista a realização do painel “Civilização do Amor”, que contará com palestrantes convidados para discutir a temática na perspectiva do ecumenismo e juventude como lugar teológico.

Proposta da tenda

Sob o tema “A Juventude quer Viver!”, a iniciativa tem como objetivo mobilizar os jovens presentes na JMJ para a conscientização e luta em defasa da vida da juventude. A temática escolhida tem especialmente pautado combater a violência e o extermínio que assolam a população jovem.

As atividades são organizadas por um grupo de entidades sociais: Cáritas Brasileira, Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Franciscana (Jufra), Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (Cajueiro), Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Irmandade dos Mártires da Caminhada e Setor Pastoral da PUC/RJ.

Serviço:
Tenda das Juventudes
Painéis: “Civilização do Amor” e “Juventude e Solidariedade”
Local: Paróquia Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis – RJ.
Dia: quinta-feira (25)
Horário: 13h:30 às 17h

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email