Juventude de Amparo (SP) celebra JDJ e escreve carta ao bispo diocesano

Juventude de Amparo (SP) celebra JDJ e escreve carta ao bispo diocesano

A cidade de Monte Alegre do Sul (SP) testemunhou uma “invasão do bem” no último domingo, dia 8 de abril, quando aproximadamente 500 jovens da Diocese de Amparo responderam com generoso sim e participaram da Jornada Diocesana da Juventude. Os jovens passaram momentos de confraternização, formação e espiritualidade com o tema “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus” (Lc 1,30).

Para o assessor eclesial do Setor Juvenil, Pe. Carlos Panassolo, a jornada foi um momento de ação de graças que nos leva à alegria do Cristo Ressuscitado. “O encontro nos mostrou a alegria de uma juventude que quer encontrar Cristo e testemunhá-lo, e que também quer ser respeitada em seus sonhos e projetos, quer diálogo. A Jornada Diocesana foi sinal de quem somos, uma Igreja dinâmica, que quer cada vez mais se conhecer e servir a mesma verdade: a alegria do Cristo que traz a todos libertação, vitória e vida nova”.

Os jovens foram acolhidos no balneário municipal com café da manhã, música e oração. Após, todos foram para a E. E. Clodoveu Barbosa, sendo divididos em onze grupos de reflexão com os temas: Sexualidade e namoro; Relacionamento Digital; Doutrina Social da Igreja; Violência e Tolerância; Depressão e suas consequências; Conflito de gerações; Estou terminando o ensino médio e agora?; Vocação – o valor da escolha, a descoberta; Creio em Deus! Preciso de religião; O Jovem e o diálogo com seu corpo; Ser Santo sem deixar de ser jovem.

A partir das reflexões, os jovens responderam quatro questões que foram base para a redação de uma carta direcionada ao bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, como contribuição na elaboração do 2º Plano Diocesano de Pastoral. A carta foi lida e aprovada pelos jovens e entregue ao bispo e ao coordenador diocesano de Pastoral. Para Lucas Lastória, membro da Comunidade Católica Missão AthoS2 e que participou da equipe de redação da carta, as contribuições dos jovens sobre os temas surpreenderam. “Parecia que os jovens estavam esperando há tempos para serem ouvidos, para poderem falar. O conteúdo foi muito bom e cada jovem pôde dar sua contribuição”, testemunha.

Representantes do Setor Juvenil da Diocese entregam ao bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio a carta escrita pelos jovens

Para Ingrid Giovanna de Godoy, o encontro mostrou a alegria que vem de Jesus, que vive profundamente no coração dos jovens. “Pude ver a Alegria de tantos em dizer sem medo que somos jovens da Igreja em busca da santidade. Como São João Paulo II disse: ‘Jovens não tenhais medo de ser Santos’, e, assim, posso dizer com certeza que a juventude de nossa diocese está nesse caminho”, conta.

O jovem Matheus Zoca também testemunha a importância que o encontro teve na vida dos jovens. “São nestes momentos que os jovens, em especial aqueles menos ligados à Igreja, descobrem alguma vocação e despertam o amor pela Igreja”.

Entre as diversas atividades que aconteceram no Santuário Senhor Bom Jesus, os jovens puderam participar de uma conversa com o Pe. André Ricardo Panassolo, que contou um pouco de sua experiência missionária na Amazônia, tiveram um momento de espiritualidade com adoração ao Santíssimo Sacramento, reza do Terço da Misericórdia e missa, que foi celebrada pelo bispo diocesano. “Tenho certeza que tudo o que aconteceu neste dia fez Jesus tocar e entrar nos corações que estavam abertos para Ele e, como Tomé, podermos dizer ‘Meu Senhor e meu Deus!’. Neste domingo tão importante, no qual celebramos a Divina Misericórdia, estamos neste encontro bonito, celebrando pela primeira vez o Dia Mundial da Juventude em nossa diocese. A carta que foi escrita mostra um desafio que não será resolvido com um estalar de dedos mas temos a certeza de que o Senhor está conosco”, disse o bispo.

Como encerramento do encontro, os jovens participaram da Cristoteca em frente ao Santuário com o  DJ Lucas Ninja, proporcionando um momento de fraternidade e alegria através da música.

“Com a graça divina, estamos indo rumo à Jornada Diocesana da Juventude 2019, momento que Deus providenciará grandes graças para nossa juventude, que está animada para começar andar em novos rumos, orientados pela Mãe Igreja”, alegra-se o coordenador do Setor Juvenil, seminarista João Félix.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email